EUA atacam míssil antinavio lançado pelos houthis no Iêmen
21:45 20.01.2024 (atualizado: 21:54 20.01.2024)
© AFP 2023 / Mohammed HuwaisCombatentes houthis recém-recrutados em veículo militar durante reunião para mobilizar mais combatentes em Sanaa, Iêmen, 3 de janeiro de 2017
© AFP 2023 / Mohammed Huwais
Nos siga no
Os Estados Unidos atacaram um míssil antinavio pertencente aos houthis no Iêmen, neste sábado (20), conforme anunciado pelo Comando Central dos EUA (Centcom, na sigla em inglês).
"No dia 20 de janeiro, por volta das 4h00 [locais], as forças do Centcom realizaram ataques aéreos contra um míssil antinavio houthi que estava direcionado para o golfo de Aden e pronto para ser lançado", publicou a agência em suas redes sociais.
Iranian-backed Militants Attack Al-Assad Airbase, Iraq
— U.S. Central Command (@CENTCOM) January 20, 2024
At approximately 6:30 p.m. (Baghdad time) time Jan. 20, multiple ballistic missiles and rockets were launched by Iranian-backed militants in Western Iraq targeting al-Assad Airbase. Most of the missiles were intercepted by… pic.twitter.com/rYaNrRdRtu
Em 19 de novembro, os houthis declararam que atacariam qualquer navio relacionado a Israel, em resposta aos ataques israelenses à Faixa de Gaza, e instou outros países a retirarem suas tripulações desses navios e a não se aproximarem deles no mar.
Desde então, de acordo com o Comando Central dos EUA (Centcom), ocorreram cerca de trinta ataques Houthi com drones, mísseis antinavio e mísseis de cruzeiro contra navios no mar Vermelho e no golfo de Aden, rotas marítimas essenciais para o comércio internacional.