- Sputnik Brasil, 1920
Jabuticaba Sem Caroço
O podcast que descaroça os assuntos do momento, com Thaiana de Oliveira e Arthur Neto. De segunda a sexta, eles se aprofundam sobre os fatos que movimentam o dia a dia dos brasileiros. Agora disponível na rádio Metropolitana 80.5 FM no Rio de Janeiro, às 17h.

Aquecimento global coloca Brasil no topo de casos de dengue no mundo

Jabuticaba Sem Caroço #302
Nos siga no
O Brasil é líder nas ocorrências de dengue no mundo, com 2,9 milhões de pessoas acometidas pela doença no ano passado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A organização chamou atenção para o agravamento da crise climática, que tem elevado a temperatura mundial e permitido que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, sobreviva em ambientes onde antes sucumbia. No Brasil, um levantamento feito pela plataforma AdaptaBrasil mostrou que as mudanças climáticas podem levar à proliferação de vetores, como o Aedes aegypti, e ao agravamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Como se preparar para esse quadro? Qual é o peso dele sobre o sistema público de saúde?
Para entender melhor esse cenário, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos conversam com Christovam Barcellos, pesquisador do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Antônio Bandeira, infectologista e membro do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала