Engenheiros russos criam drone 'inteligente' capaz de retornar à base se contato for perdido
08:13 25.01.2024 (atualizado: 10:35 25.01.2024)
© Sputnik / Pavel LisitsynDrone FPV russo na região de Zaporozhie
© Sputnik / Pavel Lisitsyn
Nos siga no
A guerra eletrônica emergiu como um componente crítico no combate moderno, particularmente no combate à proliferação de drones, também conhecidos como veículos aéreos não tripulados. Devido às suas capacidades versáteis e custo relativamente baixo em comparação com aeronaves tripuladas tradicionais, os VANTs ganharam grande popularidade.
Engenheiros do escritório de projetos russo MiS revelaram um novo veículo aéreo não tripulado do tipo multirotor, que vem equipado com um sistema revolucionário que permite retornar ao seu ponto de lançamento mesmo em situações em que a comunicação com o operador é completamente perdida devido aos sistemas de guerra eletrônica, disse o escritório de projetos à Sputnik.
"O veículo utiliza o sistema Povodyr [Guia] desenvolvido por nós, que garante o retorno do drone ao ponto de partida em caso de perda total de comunicação entre ele e o operador. Ele funciona com base nos princípios de navegação inercial, sem o uso de GPS. Este sistema foi projetado para melhorar significativamente o desempenho de drones em ambientes de guerra eletrônica. O sistema Povodyr retira o drone da área de alcance da guerra eletrônica até que o operador restabeleça a comunicação", disse a empresa.
O drone MiS-35 foi projetado na forma de um hexacóptero, que consiste em seis unidades propulsoras de hélice. Está equipado com um sistema de dobragem que permite um fácil transporte.
"Ele tem capacidade de carga útil de até 4,5 quilos, velocidade máxima de voo de 63 quilômetros por hora e tempo máximo de voo com carga de 32 minutos. O drone é equipado com sistema de largada da carga, câmera analógica com zoom de seis vezes, canal de comunicação à prova de interferências e também pode ser equipado com termovisor", acrescentou o fabricante.