Extremismo pode influenciar eleição na Finlândia?
18:00 25.01.2024 (atualizado: 19:36 25.01.2024)
#279 Mundioka
Nos siga no
A Finlândia terá sua eleição presidencial no próximo domingo, 28 de janeiro. Os candidatos mais bem colocados a suceder Sauli Niinisto são de direita: Alexander Stubb, do Partido da Coligação Nacional, apoiado pela situação; e Pekka Haavisto, dos Verdes.
🌎 Quer ficar por dentro de toda a eleição da Finlândia para presidente? Esse episódio é para você! Entrevistamos @ViniciusBivar, pesquisador do @oedbrasil, e Leonardo Custódio, pesquisador da @AboAkademi. Ouça agora!https://t.co/vC709fGm0K
— Mundioka (@mundioka) January 25, 2024
O país vive uma ascensão da extrema-direita: recentemente o ex-ministro da Economia, Vilhelm Junnila, renunciou ao cargo após ser acusado de fazer apologia ao nazismo. Com o crescimento de discursos de intolerância a minorias, anti-imigração e pró-Ocidente, como essa eleição pode mover o tabuleiro geopolítico na Europa? O que pode mudar nas políticas interna e externa? Por que o extremismo tem ganhado força na sociedade finlandesa?
🎙️No episódio de hoje, @ViniciusBivar, pesquisador do @oedbrasil, analisa as eleições finlandesas e o candidato que está à frente das pesquisas para ser o próximo presidente do país.
— Mundioka (@mundioka) January 25, 2024
Não perca o episódio completo! pic.twitter.com/tgOlyo02Jt
Para compreendermos esse tema, Melina Saad e Marcelo Castilho conversaram com Vinícius Bivar, historiador e pesquisador do Observatório da Extrema Direita; e Leonardo Custódio, pesquisador na Universidade Abo Akademi, da Finlândia.
🇫🇮 @saadmelina te conta agora, nos mínimos detalhes, o cenário eleitoral da Finlândia.
— Mundioka (@mundioka) January 25, 2024
E não perca o episódio inédito sobre o assunto. Está imperdível! pic.twitter.com/RIdhxrqF2F