Resistência Islâmica no Iraque assume autoria de ataques contra bases dos EUA na Síria
17:57 28.01.2024 (atualizado: 21:05 28.01.2024)
© Foto / Fazel Hawramy/RudawCaptura de tela da base aérea de Bashur em Harir, Erbil, Iraque, em 2021
© Foto / Fazel Hawramy/Rudaw
Nos siga no
A Resistência Islâmica no Iraque, grupo que inclui diversas milícias xiitas apoiadas pelo Irã, assumiu a responsabilidade por três ataques de drones a bases norte-americanas na Síria e a uma instalação naval em Israel.
Em um comunicado, o grupo afirmou que seus combatentes lançaram drones carregados de explosivos contra as bases de al-Shaddadi, al-Tanf e o campo de Rukban, próximas da fronteira entre a Síria, Iraque e Jordânia. O grupo acrescentou ainda um quarto ataque às instalações navais de Zevulun, próximo à cidade israelense de Haifa.
Ainda não há confirmações por parte do governo dos EUA se esses são os mesmos ataques que deixaram três militares mortos e outros 25 feridos na noite do último sábado (27). Informações do governo colocam essas vítimas de um ataque na Jordânia, no entanto, o porta-voz do governo e ministro das Comunicações jordaniano, Muhannad Mubaydin, afirmou que nenhum ataque ocorreu no solo da Jordânia.
Grupos xiitas têm bombardeado bases americanas na Síria e no Iraque desde o início da atual escalada do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza, em 7 de outubro. O governo norte-americano é visto como um dos principais instigadores de Israel e sua presença na região é contestada por diversos grupos.