'Não queremos seus lixos voadores', diz oficial da Ucrânia sobre caças cedidos pela Austrália
17:47 01.02.2024 (atualizado: 19:38 01.02.2024)
© Foto / YouTube / 9 News AustraliaRepresentação artística da interceptação pelo caça chinês do avião de reconhecimento marítimo australiano e lançamento de nuvem de fragmentos de metal sugados pelo motor do avião australiano. Captura de tela de uma reportagem do canal 9News Australia

© Foto / YouTube / 9 News Australia
Nos siga no
Embora a Austrália seja listada como uma das principais doadoras de armas para a Ucrânia, o último país agiu de maneira pouco diplomática ao afirmar que não desejava receber os caças F/A-18 Hornet aposentados devido ao seu estado precário.
A informação foi relatada pelo jornal australiano Financial Review.
Devido à falta de capacidade dos pilotos para enfrentar seus homólogos russos, o governo de Kiev teria recusado uma oferta feita por Camberra em 2023: a doação direta de 41 caças F/A-18 Hornet fabricados na década de 1970.
"Não queremos os seus destroços […], são lixos voadores", expressou um alto funcionário da Força Aérea ucraniana a dois representantes australianos que estavam visitando Kiev, conforme relatado pelo veículo especializado em economia e finanças.
O jornal acrescentou: "O comentário, que previu com precisão o destino das aeronaves, foi um indicativo da incompreensão mútua que, por vezes, existiu entre a Austrália e a Ucrânia durante o conflito de dois anos."
A Austrália prestou auxílio militar ao governo Zelensky, avaliado em dezenas de milhões de dólares para apoiar o país contra as tropas russas.