- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Marinha do Brasil assume comando em força-tarefa na região do mar Vermelho

© AFP 2023 / Marwan NaamaniUm navio de carga não identificado navega em direção ao estreito de Ormuz ao largo da costa de Khasab, Omã (foto tirada em 15 de janeiro de 2012). O Irã informou que seu navio Saviz ficou danificado após sofrer uma explosão no mar Vermelho
Um navio de carga não identificado navega em direção ao estreito de Ormuz ao largo da costa de Khasab, Omã (foto tirada em 15 de janeiro de 2012). O Irã informou que seu navio Saviz ficou danificado após sofrer uma explosão no mar Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Nos siga no
A Marinha do Brasil lidera força-tarefa multinacional contra a pirataria na região do mar Vermelho e golfo de Áden, área sensível devido ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, bem como os ataques dos rebeldes houthis do Iêmen a navios mercantes e militares.
A Força-Tarefa Combinada 151 (CTF-151), sob comando das Forças Marítimas Combinadas (CMF), maior coalizão naval do mundo, tem o Brasil assumindo o comando pela terceira vez, conforme publicou o jornal Folha de S. Paulo.
A situação atual é considerada mais tensa e perigosa do que em ocasiões anteriores, devido ao conflito entre houthis, Estados Unidos e aliados.
Pessoas passam por uma filial da rede de varejo britânica Marks & Spencer em Londres. A Marks & Spencer alertou que as interrupções no transporte causadas por ataques a navios no mar Vermelho atrasariam as novas coleções de roupas. Reino Unido, 18 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Panorama internacional
Economia britânica é mais afetada da Europa pelos ataques houthis no mar Vermelho, diz levantamento
O contra-almirante Antonio Braz de Souza, que recebeu o comando rotativo da força, destacou em entrevista ao jornal que a situação atual permite que as embarcações da CTF-151 defendam navios de seus países de ataques.
Além disso, crimes como tráfico de drogas, armas e seres humanos também são alvos.
Apesar de o Brasil não ter navios presentes na força-tarefa devido à transição da frota e foco renovado no Atlântico Sul, o comando da CTF-151 representa oportunidade de cooperação com outras marinhas, na visão de Souza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала