Rússia espera que Suécia anuncie vereditos sobre explosões no Nord Stream, diz Kremlin
11:41 06.02.2024 (atualizado: 06:56 07.02.2024)
© AP Photo / Guarda Costeira da Suécia / HandoutGasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) após fuga de gás, 28 de setembro de 2022
© AP Photo / Guarda Costeira da Suécia / Handout
Nos siga no
A Rússia espera que a Suécia anuncie os vereditos e decisões sobre as explosões dos gasodutos Nord Stream (Correntes do Norte), disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta terça-feira (6).
"É claro que estamos aguardando com interesse quaisquer vereditos e decisões que serão tomadas", disse Peskov, respondendo à questão sobre se a Rússia chegou a receber quaisquer dados sobre a investigação.
A promotoria sueca disse na segunda-feira (5) que até o final desta semana vai decidir se encerra a investigação ou se apresenta acusações no caso de sabotagem do Nord Stream. Anteriormente, a Embaixada da Rússia em Estocolmo afirmou que a Suécia não conseguiu identificar os autores dos ataques aos gasodutos durante o ano passado, o que demonstrou a incompetência das autoridades suecas.
Os gasodutos Nord Stream, construídos para transportar gás sob o mar Báltico da Rússia para a Alemanha, foram atingidos por explosões em setembro de 2022. A agência de operação do Nord Stream disse que os danos não tinham precedentes e era impossível estimar o prazo para as reparações. A Suécia, bem como a Dinamarca, Alemanha e Noruega, iniciou investigações sobre as explosões, mas excluiu a Rússia do processo, o que levou Moscou a lançar a sua própria investigação. As autoridades russas caracterizaram os ataques como terrorismo internacional.
Até agora, nenhum resultado oficial das investigações foi anunciado, mas o jornalista investigativo norte-americano vencedor do Prêmio Pulitzer, Seymour Hersh, publicou um artigo em fevereiro de 2023 dizendo que as explosões foram organizadas pelo governo dos EUA com a assistência das autoridades da Noruega. Washington negou qualquer envolvimento no ataque.
Durante sua sessão conjunta de perguntas e respostas Linha Direta e coletiva de imprensa anual em 14 de dezembro, o presidente russo Vladimir Putin disse que os gasodutos Nord Stream provavelmente foram explodidos pelos Estados Unidos.