- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Citando suposta ameaça da Rússia, Defesa da Dinamarca insta a acelerar investimentos militares

© AP Photo / Virginia MayoTroels Poulsen, ministro da Defesa da Dinamarca, fala aos jornalistas antes de chegar a reunião de ministros da Defesa da União Europeia no Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica, 23 de maio de 2023
Troels Poulsen, ministro da Defesa da Dinamarca, fala aos jornalistas antes de chegar a reunião de ministros da Defesa da União Europeia no Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica, 23 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2024
Nos siga no
De acordo com Troels Poulsen, ministro da Defesa da Dinamarca, a Rússia "aumentou tremendamente" a produção militar e pode ter capacidade para "atacar mais cedo do que esperávamos".
A Dinamarca deve acelerar seus investimentos militares após novas informações indicarem que a Rússia está se rearmando mais rápido do que o esperado e que poderia atacar um país da OTAN dentro de três a cinco anos, afirmou na sexta-feira (9) o ministro da Defesa do país nórdico.
"A capacidade da Rússia de produzir equipamentos militares aumentou tremendamente", disse Troels Poulsen ao jornal dinamarquês Jyllands-Posten.
"Não se pode descartar a possibilidade de que, em um período de três a cinco anos, a Rússia teste o Artigo 5 e a solidariedade da OTAN. Não era essa a avaliação da OTAN em 2023. Trata-se de um novo conhecimento que está vindo à tona agora", disse ele.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ouve perguntas de jornalistas durante uma conferência de imprensa na sede da OTAN. Bruxelas, 27 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Panorama internacional
Stoltenberg não vê 'nenhuma ameaça imediata' à OTAN
Poulsen disse que não há ameaça direta contra a Dinamarca, mas a aliança poderia enfrentar ataques "híbridos" para desestabilizar um Estado-membro do bloco.
"A Rússia tem potencialmente a vontade de fazer isso. Agora eles também podem ter a capacidade militar mais cedo do que esperávamos. Há motivos para estarmos realmente preocupados", disse ele.
Nas últimas semanas vários Estados-membros da OTAN têm declarado um suposto aumento no nível da ameaça militar da Rússia.
Durante a sua entrevista a Tucker Carlson, um jornalista dos EUA renomado, Vladimir Putin, presidente da Rússia, sublinhou, em resposta a uma pergunta, que não tem nenhuns desígnios com a Polônia e a Letônia, mas acrescentou que responderá caso o território russo seja atacado. Putin também declarou previamente que a Rússia não tem quaisquer disputas territoriais com os Estados-membros da OTAN.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала