- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moody's rebaixa classificação de crédito de Israel pela 1ª vez na história

© AP Photo / Ronen ZvulunBenjamin Netanyahu durante a reunião semanal de gabinete no Ministério da Defesa, em Tel Aviv. Israel, 7 de janeiro de 2024
Benjamin Netanyahu durante a reunião semanal de gabinete no Ministério da Defesa, em Tel Aviv. Israel, 7 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2024
Nos siga no
A agência de classificação de risco internacional Moody's rebaixou a classificação de crédito de Israel pela primeira vez em sua história, citando riscos políticos e fiscais significativos para o país devido à sua guerra com o grupo militante palestino Hamas.
A classificação do país foi reduzida para "A2", que fica cinco degraus acima do grau de investimento, enquanto a perspectiva de crédito foi mantida como negativa pela Moody's, o que significa que uma nova redução é possível.

"O principal motivo para a rebaixamento da classificação de Israel para A2 é a avaliação da Moody's de que o atual conflito militar com o Hamas, suas consequências e efeitos mais amplos aumentam substancialmente o risco político para Israel, além de enfraquecer suas instituições executivas e legislativas e sua solidez fiscal em um futuro previsível", informa a nota da agência, que havia iniciado a revisão para uma redução em 19 de outubro do ano passado.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a decisão não reflete o estado da economia do país. Já o ministro das Finanças israelense, Bezalel Smotrich, classificou a decisão da agência de "manifesto político".

"O anúncio do rebaixamento da Moody's não se baseia em argumentos econômicos sérios e é um manifesto inteiramente político baseado em uma visão de mundo geopolítica pessimista e infundada que reflete uma falta de confiança na segurança de Israel e na força nacional, e uma aparente falta de confiança na justiça de Israel", disse Smotrich, citado pelo jornal israelense Jerusalem Post.

Na semana passada, ele recusou nova oferta de trégua temporária com o grupo palestino Hamas, com quem está em guerra desde 7 de outubro de 2023.
Logotipo da agência de classificação de risco internacional Moody's em Nova York (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Panorama internacional
Agência Moody's rebaixa perspectiva de nota de crédito dos EUA de estável para negativa
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel lançaram ataques contra posições do Hamas na cidade palestina de Rafah, na fronteira com o Egito, e no interior do Líbano.
Em Rafah, na Faixa de Gaza, a Força Aérea israelense afirmou que eliminou dois oficiais do Hamas. O primeiro seria chefe de segurança de um dos líderes do grupo palestino, enquanto o outro era um dos principais analistas do movimento.
Rafah é o ponto mais populoso de toda Faixa de Gaza, com 1,4 milhão de deslocados palestinos se abrigando no ponto de controle fronteiriço com o Egito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала