Houthis do Iêmen interrompem tráfego de navios para portos israelenses, diz líder
01:49 14.02.2024 (atualizado: 06:26 14.02.2024)
© Foto / Reprodução / VesselFinderEmbarcação Galaxy Leader, capturada pelos rebeldes houthis no mar Vermelho
© Foto / Reprodução / VesselFinder
Nos siga no
O líder do movimento Ansar Allah (houthis), Abdul Malik al-Houthi, anunciou na terça-feira (13) que as forças navais do grupo conseguiram interromper completamente o tráfego de navios com destino aos portos israelenses através do golfo de Áden.
Al-Houthi transmitiu sua mensagem através de um vídeo divulgado pela emissora Al-Masirah, onde ele declarou que "as operações das forças navais do Iêmen resultaram em uma grande vitória".
"Uma suspensão completa da passagem de navios afiliados a Israel para os portos israelenses. Durante estas semanas, nem um único navio relacionado com o inimigo israelense conseguiu passar através do golfo de Áden. É uma grande vitória e uma verdadeira conquista, bem como uma prova da eficácia das operações marítimas do Iêmen."
O movimento houthi prometeu, em novembro de 2023, atacar quaisquer navios associados a Israel como retaliação contra as ações militares do país na Faixa de Gaza.
A declaração provocou uma resposta do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, que anunciou a criação de uma operação multinacional para garantir a segurança da navegação no mar Vermelho.
Posteriormente, as forças dos EUA e do Reino Unido lançaram grandes ataques contra as posições houthis, em uma aliança com diversas nações, buscando diminuir sua capacidade de atacar navios comerciais na região.