Na Polônia, agricultores atacam escritório da UE com ovos em 'ensaio' para greve geral (VÍDEOS)
© AFP 2023 / Wojtek RadwanskiUm manequim feito de palha com o rosto do comissário agrícola da UE, Janusz Wojciechowski, sentado em uma cadeira de rodas coberta com a bandeira da UE, enquanto agricultores bloqueiam o acesso à passagem da fronteira entre a Polônia e a Ucrânia em Dorohusk, leste da Polônia, em 9 de fevereiro de 2024
© AFP 2023 / Wojtek Radwanski
Nos siga no
Os agricultores poloneses planejam um bloqueio total de todas as passagens de fronteira com a Ucrânia e um grande protesto na capital, Varsóvia, em 20 de fevereiro.
Nesta quinta-feira (15), agricultores poloneses dispararam sinalizadores, fogos de artifício e atiraram ovos em um escritório da Comissão Europeia na cidade de Wroclaw, no oeste do país, informou a Reuters.
Segundo Dubec, havia cerca de 1.000 manifestantes e 500 tratores e outros veículos agrícolas na manifestação.
Poland, Wroclaw;
— The Hawk 🇵🇱🇨🇦 (@LastHawk33) February 15, 2024
Agricultural protest;
Protesting farmers threw eggs at the European Commission headquarters building. pic.twitter.com/0ekJU2SZzc
"O protesto começou às 10h00 [06h00, no horário de Brasília], por volta das 10h10 ou 10h15 foi interrompido pelos organizadores, eles pediram às pessoas que se dispersassem", disse Monika Dubec, porta-voz da Câmara Municipal de Wroclaw, citada pela mídia.
Imagens mostraram manifestantes marchando pelas ruas carregando bandeiras polonesas, faixas e, em alguns casos, carregando sinalizadores.
Os agricultores reuniram-se em frente à sede do governo regional, onde acenderam uma grande fogueira, com fumaça a subir no ar.
Apesar do pedido dos organizadores para dispersar, as imagens mostraram que muitos não o fizeram.
Mass protests take place in the #Polish city of #Wroclaw
— Mahalaxmi Ramanathan (@MahalaxmiRaman) February 15, 2024
A group of about 500 farmers are reportedly blocking the center.#Poland 🇵🇱 #FarmerProtest2024 #EU @SAMS40308903 @Paw pic.twitter.com/HJGdawuN17
Representantes do setor de toda a Europa protestam contra as restrições que lhes são impostas pelas medidas do bloco europeu para combater as alterações climáticas, bem como contra o aumento dos custos e contra o que consideram ser a concorrência desleal do exterior, especialmente da Ucrânia.