- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis atacam drone e navios dos EUA e afundam embarcação do Reino Unido em menos de 24 horas

© AFP 2023Membros da Guarda Costeira do Iêmen, afiliados aos houthis, patrulham o mar Vermelho, em solidariedade ao povo palestino, em meio aos conflitos contínuos entre Israel e o grupo militante Hamas em Gaza, em 4 de janeiro de 2024
Membros da Guarda Costeira do Iêmen, afiliados aos houthis, patrulham o mar Vermelho, em solidariedade ao povo palestino, em meio aos conflitos contínuos entre Israel e o grupo militante Hamas em Gaza, em 4 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Nos siga no
As forças navais do Iêmen realizaram quatro operações no golfo de Áden e no mar Vermelho nas últimas 24 horas contra dois navios norte-americanos e um britânico, que afundou, declarou nesta segunda-feira (19) o porta-voz militar dos houthis, Yahya Saree, em comunicado no Telegram.

"O número total de operações das Forças Armadas durante as últimas 24 horas atingiu quatro operações. O primeiro teve como alvo um navio britânico e a operação resultou em seu afundamento total. A segunda operação teve como alvo a aeronave americana MQ9 no espaço aéreo da província de Hodeida, enquanto as duas últimas tiveram como alvo dois navios americanos", disse Saree no Telegram.

O movimento houthi, que controla grandes partes do norte e oeste do Iêmen, prometeu em novembro de 2023 atacar qualquer navio associado a Israel até que Tel Aviv suspenda as ações militares na Faixa de Gaza.
No mês seguinte, os EUA, com a participação de mais de 20 países, lançaram uma operação para responder aos ataques e proteger o mar Vermelho, importante para as rotas comerciais.
Desde meados de janeiro, os EUA já lançaram vários ataques contra o Iêmen, alguns em coordenação com o Reino Unido e outros aliados.
As ações dos houthis têm impactado negativamente o fluxo de navios de propriedade e com destino a Israel através do mar Vermelho, uma queda de 85% na atividade comercial do porto Eilat, em Israel, de acordo com as autoridades locais.
As silhuetas de membros de tribos leais aos houthis levantam suas armas enquanto entoam slogans durante uma reunião contra o acordo para estabelecer relações diplomáticas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos em Sanaa, Iêmen, 22 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Panorama internacional
Houthis: 'Mar Vermelho não é mais resort para os EUA se divertirem'

Retrospectiva do conflito Israel versus Hamas

Em 7 de outubro de 2023, Israel sofreu um ataque com foguetes do Hamas a partir da Faixa de Gaza, como parte da operação Dilúvio de Al-Aqsa, anunciada pelo braço militar do movimento palestino. Em seguida, os combatentes da organização entraram nas zonas fronteiriças no sul de Israel, onde abriram fogo contra militares e civis, e também fizeram mais de 200 reféns.
De acordo com dados mais recentes das autoridades israelenses, mais de 1,2 mil pessoas foram mortas e 5 mil ficaram feridas.
Segundo o Ministério da Saúde palestino, o número de mortos nos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza atingiu 28.473, com mais de 68,1 mil feridos. No lado israelense, cerca de 1,2 mil pessoas morreram, a maioria nos ataques do Hamas do dia 7 de outubro, e mais de 5 mil ficaram feridas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала