PF intima Bolsonaro a depor em investigação sobre golpe
14:36 19.02.2024 (atualizado: 14:57 19.02.2024)
© AFP 2023 / Alejandro PagniO ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro participa da posse do novo presidente da Argentina no Congresso em Buenos Aires, em 10 de dezembro de 2023
© AFP 2023 / Alejandro Pagni
Nos siga no
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Polícia Federal (PF) a depor diante das suspeitas de ter participado na organização de um golpe de Estado. A informação foi confirmada pelo seu advogado Paulo Cunha Bueno.
De acordo com informações do g1, o depoimento de Bolsonaro vai acontecer na próxima quinta-feira (22), mas é possível que a data seja adiada a pedido de Bueno.
No último dia 8, a PF já havia prendido e executado mandados de busca contra aliados militares e civis do ex-presidente. No mesmo dia, Bolsonaro foi ordenado a entregar seu passaporte para não fugir do país.
O chamado da Polícia Federal teria sido motivado por uma fala de Bolsonaro na reunião ministerial gravada por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência. O ex-presidente disse que o grupo não poderia esperar o resultado da eleição para agir. A PF interpretou isso como um indicativo de golpe, algo que a defesa de Bolsonaro nega.
Outro indício, segundo a PF, seria Bolsonaro, ao final de seu mandato, ter transferido para os Estados Unidos todos os seus bens e recursos financeiros. De acordo com autoridades, isso evidencia a orquestração de um plano B, no qual Bolsonaro permaneceria nos EUA enquanto sua tentativa de golpe estivesse em andamento.