Cerca de 32.000 soldados da OTAN estão perto das fronteiras de Belarus e Rússia, afirma Lukashenko
12:41 20.02.2024 (atualizado: 13:38 20.02.2024)
© AP Photo / Mindaugas KulbisVeículos militares da OTAN rodam durante um exercício militar no Campo de Treinamento em Pabrade, cerca de 60 km ao norte da capital Vilnius, Lituânia, em 26 de junho de 2023
© AP Photo / Mindaugas Kulbis
Nos siga no
Cerca de 32 mil soldados da OTAN, mais de 1.000 veículos blindados, 235 aviões e helicópteros estão estacionados perto das fronteiras da Rússia e de Belarus, disse o presidente belarusso Aleksandr Lukashenko, nesta terça-feira (20).
"A situação não é mais calma no continente europeu, incluindo perto das nossas fronteiras. Nas imediações de Belarus e da Rússia, no âmbito das operações da aliança na Europa, cerca de 32.000 soldados dos contingentes das Forças Armadas unidas da Organização do Tratado o Atlântico Norte [OTAN] e dos Estados Unidos estão estacionados. Há mais de 1.000 veículos blindados, cerca de 160 sistemas de artilharia e morteiros, 235 aviões e helicópteros", disse Lukashenko.
A Bósnia e Herzegovina, a Moldávia, a Geórgia e a Sérvia vão ser atraídas para a OTAN, tal como o cenário da situação na Ucrânia, acrescentou Lukashenko.
Nos últimos anos, a Rússia testemunhou uma atividade sem precedentes da OTAN perto das suas fronteiras ocidentais. Moscou tem repetidamente expressado preocupação com a acumulação de forças da aliança na Europa, especialmente desde que o bloco apoiou Kiev em meio a seus ataques em Donbass. Desde o início da operação militar especial da Rússia, os países da OTAN forneceram equipamento militar à Ucrânia. Moscou sublinhou repetidamente que quaisquer armas ocidentais na Ucrânia vão se tornar alvos legítimos dos ataques russos.