- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Expansão da OTAN prova que não se pode confiar no Ocidente, diz diplomata russo

© AP Photo / John MinchilloDmitry Polyansky em fala no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), em 23 de setembro de 2021
Dmitry Polyansky em fala no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), em 23 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2024
Nos siga no
Primeiro vice-representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas, Dmitry Polyanskiy, diz que a decisão do Ocidente de não dissolver a aliança, após o fim do Pacto de Varsóvia, trouxe o mundo para o cenário em que agora se encontra.
A expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o Leste Europeu, contrariando as promessas firmadas, prova que já não é possível confiar no Ocidente.
A afirmação foi feita neste domingo (3), pelo primeiro vice-representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas, Dmitry Polyansky, em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), na qual respondeu ao empresário Elon Musk, que no sábado (2) questionou por que a aliança não foi dissolvida após o fim do Pacto de Varsóvia, em 1991.
Bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na sede da aliança, em Bruxelas, na Bélgica, em 16 de novembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Panorama internacional
Historiador: pela paz mundial, OTAN deveria ter sido desmantelada após fim da Guerra Fria

"A decisão do Ocidente de manter a OTAN, apesar da dissolução do Pacto de Varsóvia, e de garantir a segurança dos seus membros à custa da segurança dos outros foi um erro terrível, e um erro de cálculo que trouxe o mundo para onde está agora. A expansão da OTAN, apesar de todas as garantias dadas aos líderes soviéticos e russos, mostrou que já não se pode confiar no Ocidente", escreveu Polyanskiy.

O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955, após a fundação da OTAN, em 1949. Após o fim do Pacto de Varsóvia, em 1991, muitos de seus antigos Estados-membros aderiram à aliança atlântica.
Apesar das promessas dos EUA no final da Guerra Fria de que a OTAN não se expandiria para o leste, o bloco militar quebrou seus compromissos em 1999, e incorporou a Polônia, a Hungria e a República Tcheca em sua primeira onda de expansão, que tem continuado desde então.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала