- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China pode lançar foguetes reutilizáveis ​​de nova geração em 2025 ou 2026

© AFP 2023 / STRFoguete Longa Marcha-5B Y2 carregando o módulo central da estação espacial chinesa decola do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, em 29 de abril de 2021
Foguete Longa Marcha-5B Y2 carregando o módulo central da estação espacial chinesa decola do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, em 29 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2024
Nos siga no
A China segue avançando na tecnologia espacial e, já nos próximos dois anos, poderá lançar dois modelos de foguetes reutilizáveis, o que pode ajudar o gigante asiático a reduzir os custos governamentais.
A China Aerospace Science and Technology Corp (CASC) — um conglomerado estatal e principal empreiteiro espacial do país — está acelerando o desenvolvimento de foguetes reutilizáveis. Segundo o Global Times, os dois modelos dos podem fazer seus voos inaugurais em 2025 e 2026.

Nos últimos anos, a China tem explorado continuamente as principais tecnologias de foguetes transportadores reutilizáveis, o progresso geral é atualmente muito fluido", disse Rong Yi, projetista-chefe da nova geração de foguetes transportadores da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamentos, dependente do CASC.

O projetista também explicou que os foguetes reutilizáveis implicam categorias amplas de tecnologias chave. Primeiro, segundo ele, garantir um pouso preciso durante o retorno do foguete; segundo, garantir um pouso e recuperação estáveis. Terceiro, garantir a durabilidade do foguete para atender aos requisitos de reutilização. E quarto, garantir reparos imediatos para manutenção local quando necessário.
Em janeiro deste ano, Pequim concluiu com sucesso um teste do foguete VTVL-1 (foguete vertical de decolagem e pouso), um protótipo do foguete espacial reutilizável Zhuque-3, informou a empresa LandSpace Technology.
Nesta foto divulgada pela Agência Espacial Russa Roscosmos, o foguete transportador Soyuz-2.1b com um satélite meteorológico Meteor-M 2-4 e 18 cubesats russos e estrangeiros é colocado na plataforma de lançamento antes de seu próximo lançamento no cosmódromo Vostochny, na região de Amur. Rússia, 26 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2024
Panorama internacional
Rússia e China consideram colocar uma instalação nuclear na Lua entre 2033–2035, diz Roscosmos
"O pouso foi suave e preciso, o foguete está em boas condições. O voo foi um sucesso", comentou a empresa na rede social WeChat.
Zhuque-3 (ZQ-3) é um foguete reutilizável de nova geração, com motor líquido de metano e oxigênio, projetado pela LandSpace Technology. Mede 4,5 metros de diâmetro e tem 76,6 metros de comprimento.
A expectativa é que em sua primeira etapa, o Zhuque-3 possa ser utilizado pelo menos 20 vezes. O primeiro voo do foguete de origem está previamente previsto para 2025.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала