Foco na dengue: a eficácia das medidas complementares para combater o mosquito
Jabuticaba Sem Caroço #333
Nos siga no
Os casos de dengue no país não param de crescer, e a doença já vitimou mais de 1 milhão de pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
🫐 Para além da água parada: é possível utilizar plantas como repelente para o mosquito da dengue? Para entender, conversamos com Kleber Luz, médico infectologista; e Sarah Oliveira, professora do Departamento de Botânica da @unb_oficial. Ouça agora!https://t.co/V2xcGWAYg7
— Jabuticaba Sem Caroço (@jabuticabasc) March 7, 2024
É o sétimo pior ano em número de casos desde 2000, o que vem preocupando as autoridades brasileiras. Além da vacinação, a principal recomendação para se proteger do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, continua sendo evitar a água parada. Entretanto, especialistas indicam medidas complementares, como o uso de plantas que funcionam como um repelente natural dos insetos.
🦟As formas alternativas de combater o mosquito da dengue têm tomado as manchetes do Brasil, mas as plantas podem ajudar no combate? E quais são os perigos de ter dengue mais de uma vez? No episódio de hoje, respondemos essas e outras questões. Não deixe de ouvir! pic.twitter.com/KlBv5iRC95
— Jabuticaba Sem Caroço (@jabuticabasc) March 7, 2024
Para falar sobre o assunto, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos convidam Kleber Luz, médico infectologista, coordenador do comitê de arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI); e Sarah Christina Caldas Oliveira, professora do Departamento de Botânica da Universidade de Brasília (UnB).