- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ajuda dos Estados Unidos a Gaza é 'cínica e visa eleições americanas', diz relator da ONU

© AFP 2023 / Mohammed AbedCrianças palestinas deslocadas se reúnem para receber comida em uma escola pública em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de fevereiro de 2024
Crianças palestinas deslocadas se reúnem para receber comida em uma escola pública em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2024
Nos siga no
Especialista da ONU criticou os esforços dos EUA para aumentar a ajuda humanitária a Gaza, os quais ele disse serem métodos "absurdos" e "cínicos", a partir do momento que a ajuda militar a Israel continua.
Em meio aos graves avisos de fome iminentes dos cinco meses da campanha de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, os militares dos Estados Unidos realizaram lançamentos aéreos de alimentos para o enclave e vão construir um porto temporário para importações de ajuda, anunciou o presidente Joe Biden ontem (7).
No entanto, na visão do relator especial sobre o direito à alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU), Michael Fakhri, os lançamentos aéreos "farão muito pouco para aliviar a fome, a desnutrição […]", disse nesta sexta-feira (8), segundo a Reuters.

"Isso é mais do que uma aliança. Isso é um casamento […]. É quase incompreensível", disse ele sobre o apoio dos EUA a Israel, chamando as recentes medidas de ajuda de uma "atuação para tentar encontrar um público interno, com as eleições [presidenciais dos EUA] se aproximando. Essa é a única interpretação racional e coerente [para esses anúncios de ajuda], porque […] de uma perspectiva humanitária, de uma perspectiva internacional, de uma perspectiva de direitos humanos, é [um] absurdo, de uma forma sombria e cínica", afirmou Fakhri.

O relator também declarou, na quinta-feira (7), ao Conselho de Direitos Humanos da organização que Israel estava destruindo o sistema alimentar de Gaza como parte de uma "campanha de fome" mais ampla.
O enviado de Israel ao conselho chamou as declarações de mentira e negou veementemente a restrição de ajuda a Gaza, relata a mídia.
Manifestantes bloqueiam uma rua próxima à Praça dos Reféns, exibindo cartazes contra o governo enquanto exigem a libertação dos reféns levados por militantes do Hamas à Faixa de Gaza, em Tel Aviv, Israel, no sábado, 13 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2024
Panorama internacional
'Não sabemos quem está vivo e quem morreu pelos bombardeios ou pela fome', alerta o Hamas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала