Cabo Verde na mira da China e dos EUA ao mesmo tempo: e agora?
18:00 08.03.2024 (atualizado: 18:36 08.03.2024)
Mundioka #310
Nos siga no
Recentemente, o país africano recebeu duas visitas que chamaram atenção: uma delegação chinesa, interessada em investir em setores estratégicos, e o secretário dos Estados Unidos, Antony Blinken, com a intenção de fortalecer os laços entre os países e identificar oportunidades de negócio e parcerias.
🌎 Cabo Verde despertou interesses de chineses e estadunidenses, mas o que será? Conversamos com João Medina, pró-reitor da @unicv_edu_cv, e @KLopesdosSantos, professor da @unicampoficial. É só clicar e ouvir!https://t.co/UQtGh8wpWV
— Mundioka (@mundioka) March 8, 2024
É possível ter aliança com esses dois países tão antagônicos sem haver choque de interesses? O que tem Cabo Verde que desperta interesse tanto de chineses quanto de estadunidenses? Como é a economia cabo-verdiana?
🇨🇻 Cabo Verde é o centro da nossa discussão de hoje! Para esclarecer o momento da nação africana, chamamos o professor @KLopesdosSantos, da @unicampoficial, para a conversa. Não deixe de ouvir o episódio de hoje! pic.twitter.com/ucAyZ9G7fw
— Mundioka (@mundioka) March 8, 2024
Para conversar sobre o assunto, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem João Medina, jornalista, professor e pró-reitor da Universidade de Cabo Verde; e Kauê Lopes, professor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador de temas políticos, econômicos, urbanos e ambientais relacionados ao Sul Global, com foco na América Latina e na África.