- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Como Cuba luta contra a crise energética agravada pelas sanções dos EUA?

© AFP 2023 / Adalberto RoquePessoas enchem seus carros em um posto de gasolina em Havana, Cuba, 29 de fevereiro de 2024
Pessoas enchem seus carros em um posto de gasolina em Havana, Cuba, 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Nos siga no
As autoridades cubanas delinearam uma estratégia para proteger o consumo de energia no país, que inclui o desenvolvimento tanto de energias renováveis como de hidrocarbonetos.
O Ministério de Energia e Minas de Cuba anunciou uma série de medidas para lidar com a emergência energética na ilha.
Parte do plano é a manutenção e reparação da chamada "geração de base", no caso, as usinas termoelétricas, que estão em operação intensiva há décadas.
Outra das medidas é o uso das energias renováveis, especialmente da energia solar, para permitir que a ilha aproveite os meses mais quentes do ano, e quando o consumo é maior. A posição geográfica de Cuba, de acordo com especialistas, também é bastante benéfica para esse projeto.
"Dentro das fontes de energia renováveis, a energia solar fotovoltaica tem o maior potencial", disse Lázaro Guerra, diretor técnico da União Elétrica de Cuba, notando que vários projetos estão sendo desenvolvidos nessa área.
"Estamos terminando três parques [fotovoltaicos] e depois temos projetos mais ambiciosos", revelou ele.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (à esquerda), durante as negociações com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla (à direita), em Havana. Cuba, 19 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Panorama internacional
Rússia e Cuba firmam acordos comerciais e de investimentos, diz chanceler russo em visita à ilha
A estratégia também inclui a exploração de novos campos petrolíferos, principalmente para aproveitar o gás, que também integra a matriz energética do país.
O sistema de energia elétrica de Cuba é um dos setores que mais sofreu com a crise que o país vive desde 2020, provocada pelos efeitos persistentes da pandemia de COVID-19, mas também pelo contexto internacional, que aumentou os preços das matérias-primas, e o endurecimento das sanções econômicas dos Estados Unidos.
Nos dois primeiros meses de 2024, as importações de combustível pelo país caribenho ficaram abaixo de 50% dos níveis planejados, deixando todo o sistema energético de Cuba em uma situação vulnerável, o que foi refletido no aumento da escassez de energia, cujo déficit ultrapassou 1.000 mW, ou quase 30% do consumo diário.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала