- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Quais foram as consequências do ataque de Iskander da Rússia contra os Patriot na Ucrânia?

© Sputnik / Vitaly Ankov / Acessar o banco de imagensO sistema de mísseis balísticos Iskander-M exposto no fórum militar EXÉRCITO 2017
O sistema de mísseis balísticos Iskander-M exposto no fórum militar EXÉRCITO 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2024
Nos siga no
O ataque a um comboio de equipamento militar ucraniano na República Popular de Donetsk foi realizado com a utilização de mísseis balísticos de curto alcance.
As guarnições dos sistemas de defesa aérea Patriot fornecidos para a Ucrânia pelos EUA, anteriormente destruídos pelas forças russas, foram "quase certamente" eliminadas, informou a revista Forbes.
O meio de comunicação mencionou que a "persistência e a boa sorte" de um operador russo de drones o "recompensou no sábado (9), quando localizou um comboio ucraniano incluindo pelo menos dois lançadores quádruplos montados em caminhão para uma bateria de mísseis terra-ar Patriot" na República Popular de Donetsk (RPD).

"Os ucranianos perderam nesse dia até 13% de seus lançadores Patriot", portanto "o ar sobre o Leste da Ucrânia pode ter ficado muito mais seguro para os russos", segundo a Forbes.

O relato surge depois de uma fonte nos serviços de segurança ter dito à Sputnik que dois sistemas Patriot estavam entre o equipamento militar das tropas ucranianas destruído por um ataque do míssil balístico superfície-superfície russo Iskander na RPD.
O sistema de mísseis balísticos de curto alcance Iskander é usado durante a operação militar especial russa na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
'Força formidável': militar destaca bombas aéreas que superam sistemas Iskander em poder destrutivo
Dados do Ministério da Defesa russo mostraram que o ataque também destruiu um sistema de mísseis S-300 das tropas ucranianas perto da cidade de Pokrovsky, na RPD.
A última vez que os militares russos atingiram um Patriot foi no final de fevereiro, quando o lançador, o trator, as munições e o veículo de transporte do sistema foram destruídos por armas de alta precisão.
Em maio de 2023, o Ministério da Defesa russo informou que as suas forças tinham destruído um Patriot estacionado em Kiev com um míssil hipersônico Kinzhal. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou um ataque bem-sucedido a outro Patriot duas semanas depois.
Os países ocidentais aumentaram os seus fornecimentos militares a Kiev logo após o início da operação militar especial da Rússia em 2022. Moscou alertou repetidamente contra a continuação das entregas de armas a Kiev, dizendo que isso levaria a uma nova escalada do conflito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала