Contrariando fala de Zelensky, mapas da Ucrânia revelam avanços russos, aponta think tank americano
12:13 13.03.2024 (atualizado: 12:19 13.03.2024)
© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitares russos da divisão de brigada de artilharia do grupo de forças Centro disparam um sistema de foguetes de lançamento múltiplo BM-27 9K57 Uragan (Furacão) em direção a posições das Forças Armadas Ucranianas, 3 de março de 2024
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov
Nos siga no
As tropas russas estão garantindo novos ganhos territoriais nos fronts sul e leste da Ucrânia, apesar de o presidente Vladimir Zelensky ter dito que as forças de Moscou foram "detidas".
Na segunda-feira (11), Zelensky disse à emissora francesa BFM TV que "o avanço russo foi interrompido [...] nosso comando, nossos militares detiveram o avanço russo no leste da Ucrânia".
No entanto, em um mapa divulgado ontem (12) pelo Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) – um think tank norte-americano localizado em Washington – há outra informação, relata a revista Newsweek.
Nas suas atualizações do campo de batalha de segunda e terça-feira (12), as forças russas ainda estavam avançando nas áreas de combates mais intensos nas regiões de Zaporozhie e Carcóvia e nas repúblicas de Donetsk e Lugansk, como tem sido o caso nos últimos meses.
Russian forces recently made confirmed advances near Bakhmut, Avdiivka, and Donetsk City amid continued positional engagements along the entire line of contact on March 12. 🧵(1/7) https://t.co/AHrak0tkQv pic.twitter.com/oWvtKwFsae
— Institute for the Study of War (@TheStudyofWar) March 13, 2024
As tropas russas têm procurado explorar a retirada da Ucrânia do assentamento fortificado de Avdeevka continuando os seus ataques enquanto as forças ucranianas em retirada tentam estabelecer uma nova linha defensiva nos arredores da cidade devastada.
"As forças russas confirmaram recentemente avanços perto de Artyomovsk [Bakhmut], Avdeevka e da cidade de Donetsk, em meio a compromissos posicionais contínuos ao longo de toda a linha de contato em 12 de março", escreveu o think tank referindo-se aos três assentamentos na região oriental de Donetsk.
Blogueiros militares russos também relataram que as unidades de Moscou haviam "avançado marginalmente" perto da vila de Sinkovka, a nordeste de Kupyansk.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, nesta quarta-feira (13) na direção de Donetsk, as tropas russas tomaram posições mais vantajosas. As perdas da Ucrânia nas últimas 24 horas foram de até 1.135 soldados, um tanque e uma peça de artilharia autopropulsada AS-90 Braveheart de produção britânica, aponta o comunicado da pasta, conforme noticiado.