- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: FDI começam a usar reconhecimento facial em ofensiva na Faixa de Gaza

© AP Photo / Fatima ShbairPalestinos procuram corpos em casa atingida por ataque israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 27 de março de 2024
Palestinos procuram corpos em casa atingida por ataque israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 27 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Nos siga no
Segundo artigo do The New York Times, sistema é experimental e falhas constantes têm levado à prisão civis palestinos não envolvidos com terrorismo.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) começaram a usar tecnologia de reconhecimento facial em sua ofensiva na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada pelo The New York Times, com base em declarações de três oficiais sêniores de inteligência das forças israelenses.
Segundo o jornal, centenas de palestinos em Gaza foram levados presos com o uso da tecnologia. Em princípio, o sistema foi colocado em ação em um esforço para identificar os reféns israelenses levados para o enclave pelo Hamas. Porém, desde o início da incursão terrestre, ele tem sido usado para localizar palestinos procurados por acusação de terrorismo.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2024
Panorama internacional
'Finalmente!': presidente da Colômbia reage a decisão positiva do CSNU para cessar-fogo em Gaza
No entanto, uma das fontes relatou ao jornal que o sistema é experimental e os erros são constantes, o que tem levado à prisão de civis palestinos não envolvidos com terrorismo. Ademais, o sistema também está sendo usado para promover a vigilância em massa da população palestina.
Desde o início da ofensiva em Gaza, pelo menos 32,5 mil palestinos foram mortos e cerca de 74,9 mil, feridos. Do lado israelense foram 1,2 mil mortes, a maioria nos ataques de 7 de outubro de 2023, cerca de 5,5 mil feridos e 253 reféns capturados, dos quais cerca de 100 foram posteriormente libertados em trocas de prisioneiros.
Nesta quarta-feira (27), a Irlanda se juntou à África do Sul na denúncia contra Israel por genocídio no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ). Em nota divulgada, o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Micheal Martin, disse que o que está acontecendo em Gaza "representa uma violação flagrante do direito humanitário internacional em grande escala".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала