- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em ataque velado, China convoca nações asiáticas em fórum para combater 'bullying' dos EUA

© AP Photo / Tian Macleod JiZhao Leji, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, discursa na cerimônia de abertura do Fórum Boao da Ásia, em Boao, província de Hainan, sul da China, 28 de março de 2024
Zhao Leji, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, discursa na cerimônia de abertura do Fórum Boao da Ásia, em Boao, província de Hainan, sul da China, 28 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2024
Nos siga no
Em discurso de abertura do Fórum Boao para a Ásia, o terceiro líder da China atacou veladamente os Estados Unidos ao tentar convencer os membros de outros países presentes que é preciso uma nova ordem mundial.
Nesta quinta-feira (28), Zhao Leji, o terceiro no escalão do Partido Comunista chinês, disse a líderes asiáticos e diplomatas globais que "atos hegemônicos e de intimidação são profundamente prejudiciais".
"Devemos opor-nos ao protecionismo comercial e a todas as formas de construção de barreiras, dissociação ou corte de cadeias de abastecimento", afirmou Zhao, citado pela Bloomberg.
O líder, que também é presidente do Comitê Permanente do principal órgão legislativo, apelou aos países asiáticos para "se oporem à política de poder e aos atos hegemônicos e manterem a ordem regional que acomoda as necessidades e interesses de todas as partes".
Zhao não mencionou nenhum país, mas as suas observações sublinham os esforços contínuos da China para promover uma alternativa chinesa à ordem mundial liderada pelos EUA, escreve a mídia.
Ele também instou as nações asiáticas a permanecerem independentes e a trabalharem juntos para manter a segurança na região.
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, dá discurso no Centro do Comando Espacial na Base da Força Espacial de Vandenberg em Lompoc, Califórnia, EUA, 18 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2024
Panorama internacional
Comando Espacial dos EUA procura US$ 1,2 bilhão para 'dissuadir' a Rússia e a China
O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaev, o presidente de Nauru, David Adeang, o primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, o presidente do Camboja, Hun Sen, e o premiê do Sri Lanka, Dinesh Gunawardena, estavam entre os líderes que discursaram no evento de hoje (28).
A reunião de quatro dias de Boao na ilha de Hainan ocorre no momento em que Pequim intensifica uma ofensiva de charme para atrair investimento estrangeiro e reforçar os seus esforços diplomáticos para retratar a China como uma potência responsável.
As declarações de Zhao acontecem logo após a reunião do presidente Xi Jinping na quarta-feira (27) com um grupo de executivos norte-americanos em Pequim.
O presidente chinês, Xi Jinping, discursa em uma mesa redonda de negócios EUA-China, composta por CEOs dos EUA e da China, em Seattle, EUA, 23 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Panorama internacional
Xi Jinping se reúne com CEOs de empresas dos EUA que buscam reparar laços com Pequim, diz mídia
O movimento duplo sublinha os esforços contínuos da China para promover uma alternativa ao poderio dos EUA, ao mesmo tempo que corteja os líderes empresariais americanos para ajudarem a alcançar uma ambiciosa meta de crescimento neste ano.
Na terça-feira (26), a China apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre os subsídios norte-americanos aos veículos elétricos, conforme noticiado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала