- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Novo governo palestino apresenta equipe de ministros ao presidente Abbas em meio a conflito em Gaza

© AP Photo / Jacquelyn MartinMahmoud Abbas durante reunião em Amã. Jordânia, 17 de outubro de 2023
Mahmoud Abbas durante reunião em Amã. Jordânia, 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2024
Nos siga no
Na última quinta-feira (4), o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, aprovou a composição do novo governo em meio à guerra na Faixa de Gaza. O recém-nomeado primeiro-ministro Mohammed Mustafa apresentou a Abbas a nova equipe de ministros e o programa de trabalho.

"Neste domingo [31], o décimo nono governo palestino, liderado por Mohammed Mustafa, prestou juramento perante o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, no quartel-general presidencial em Ramallah [na Cisjordânia]", relatou a agência WAFA.

O novo primeiro-ministro, além de liderar o gabinete, ocupará o cargo de ministro das Relações Exteriores da Palestina, substituindo o veterano chefe da diplomacia palestina, Riyad al-Maliki.
Após a prestação de juramento do novo gabinete, o presidente Mahmoud Abbas declarou que os poderes do governo se estendem aos territórios da Cisjordânia, Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza, que já registrou quase 33 mil mortos por conta do conflito entre Israel e Hamas.
Entre as tarefas do novo governo, segundo Abbas, está a preparação para as eleições parlamentares e presidenciais no território palestino.
Forças de Defesa de Israel (FDI) durante operação na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2024
Panorama internacional
Grupos políticos palestinos rejeitam proposta de Israel de enviar tropas árabes para Gaza

Nomeação do novo governo

Em março, Abbas nomeou por decreto Mohammed Mustafa como novo primeiro-ministro da Autoridade Palestina, com a incumbência de formar um governo. Anteriormente, Mustafa ocupava o cargo de presidente do Fundo de Investimento da Palestina.
Isso após o então primeiro-ministro Mohammed Shtayyeh apresentar em fevereiro a Abbas um pedido de renúncia do governo. A decisão foi tomada por conta das negociações em andamento entre facções palestinas, incluindo o movimento Hamas, com o objetivo de formar um novo governo palestino unificado. Abbas aceitou a renúncia de Shtayyeh e passou a exercer as funções de primeiro-ministro até a formação de um novo gabinete.
A mudança ainda acontece diante de uma nova escalada do conflito, após o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu anunciar os planos operacionais para uma ofensiva terrestre em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала