- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

STF forma maioria e refuta possibilidade de 'intervenção militar constitucional'

© Folhapress / Andre RibeiroVista da fachada da Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), 3 de abril de 2022
Vista da fachada da Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Nos siga no
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (1º) e rechaçou a possibilidade de uma "intervenção militar constitucional".
O STF alcançou maioria, após os ministros Gilmar Mendes, André Mendonça e Edson Fachin tomarem posicionamento contra a consideração da Constituição permitir uma intervenção militar.
A ação analisada pelos ministros foi apresentada pelo PDT e trata dos limites constitucionais da atuação das Forças Armadas e do seu lugar na hierarquia em relação aos Poderes. A análise começou na última sexta-feira (29) e deve seguir até o próximo dia 8.
Manifestante segura placa que diz Juros altos = fome em frente ao Banco Central. Brasília, 21 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Notícias do Brasil
'Fundamentos da economia': ministro do Trabalho está certo em suas críticas ao BC do Brasil?
Gilmar Mendes, decano do STF, em um voto de 12 páginas, argumentou que é necessário reafirmar o óbvio e salientar que a Constituição brasileira não admite soluções de força. O ministro destacou ainda o momento em que a oposição à intervenção militar é lembrada, em relação ao aniversário de 60 anos do Golpe Militar de 1964.
Também já se opuseram à possibilidade de uma "intervenção militar constitucional" os ministros Luiz Fux — relator do julgamento e primeiro a votar —, Luís Roberto Barroso e Flávio Dino. Os demais ainda não se manifestaram.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала