- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Justiça nega indenização pedida por Bolsonaro por fala de Lula sobre móveis do Palácio da Alvorada

© AP Photo / Eraldo PeresFuncionário limpa a fachada do Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), 7 de julho de 2020
Funcionário limpa a fachada do Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), 7 de julho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) negou hoje (2) um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro de retratação e indenização contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mencionou o sumiço de móveis do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em Brasília.
Após assumir o mandato e se mudar para o Alvorada, Lula declarou que móveis do palácio haviam desaparecido, mas meses depois foram reencontrados em um depósito.
Entretanto, em sua decisão, a juíza Gláucia Silva arquivou o processo sem analisar o mérito, ao argumentar que a ação deveria ter sido apresentada contra a União, e não contra Lula.
Vidro do Palácio do Planalto quebrado após a invasão à sede do Executivo promovida por bolsonaristas radicais. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Notícias do Brasil
Governo federal reserva R$ 8 milhões para blindar Palácio do Planalto, Alvorada e Jaburu em 2024
O casal Bolsonaro havia pedido indenização de R$ 20 mil em retratação após a Presidência da República encontrar 261 bens do patrimônio do Palácio da Alvorada que estavam desaparecidos. No início de 2023, a Presidência já havia localizado 83 móveis.
Em janeiro desse ano, o presidente Lula, durante um café da manhã com jornalistas, sugeriu que as peças teriam sido levadas por Bolsonaro. Em uma entrevista dada à GloboNews em 18 de janeiro de 2023, Lula também declarou que encontrou móveis "estragados" e muita sujeira na residência.
No pedido, os advogados do casal Bolsonaro argumentaram que a retratação deveria ser "na mesma proporção do dano causado pela acusação: "a) mediante coletiva de imprensa oficial no Palácio da Alvorada, b) perante o veículo de comunicação GloboNews, e, c) nos canais oficiais de comunicação do governo federal".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала