- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Somália expulsa embaixador da Etiópia e ordena fechamento de consulados em meio a tensões, diz mídia

© AFP 2023 / Tobin JonesJovem segura bandeira da Somália durante manifestação de milícia local, na cidade somali de Marka
Jovem segura bandeira da Somália durante manifestação de milícia local, na cidade somali de Marka - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Nos siga no
A Somália ordenou a expulsão do embaixador da Etiópia em Mogadíscio, Muktar Mohamed Ware, e o fechamento de dois consulados da Etiópia, de acordo com a Agência Nacional de Notícias da Somália (Sonna, na sigla em inglês).
Além disso, segundo a agência, Mogadíscio está chamando seu embaixador de volta à cidade para consultas abrangentes no contexto da escalada das tensões diplomáticas com a Etiópia.
A agência informou ainda que o Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Somália ordenou que o embaixador etíope na Somália deixasse o país dentro de 72 horas, acrescentando que "tal ação segue uma resolução do Conselho de Ministros da Somália e é uma resposta direta às recentes ações da Etiópia".
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fala durante uma reunião para marcar o 90º aniversário da fundação da Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em Moscou, 14 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Panorama internacional
Propostas de paz na Ucrânia do Brasil, China e África não são consideradas pelo Ocidente, diz Lavrov

Entenda o caso

Em janeiro, um dia após a assinatura de um acordo entre a região autoproclamada da Somalilândia e a Etiópia, que dá àquela acesso ao mar, a Somália classificou o acordo como uma "agressão" e garantiu que defenderia a sua soberania "por todos os meios legais".
A Somália não tem planos nem intenção de iniciar uma guerra com a Etiópia depois que esta aumentou a interação com a Somalilândia, afirmou o presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud.
No dia 2 de janeiro, a Somália chamou de volta seu embaixador na Etiópia, um dia depois de Adis Abeba ter assinado um memorando de entendimento com a Somalilândia, concedendo à nação sem litoral acesso ao mar Vermelho. Em 6 de janeiro, Hassan Sheikh Mohamud assinou uma lei que anula o acordo entre a Somalilândia e a Etiópia.
Soldados lituanos participam de cerimônia de hasteamento da bandeira da OTAN em Vilnius. Lituânia, 29 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Panorama internacional
OTAN se aproxima de confronto com a Rússia que levaria à 3ª Guerra Mundial, dizem analistas
"Não temos planos nem intenções de iniciar uma guerra com a Etiópia […]. Se a Etiópia começar a fazer coisas malucas, precisaremos do apoio de todos os lugares", disse o presidente, citado pela emissora Al Arabiya.
Ele também observou que o memorando de entendimento entre a Etiópia e a Somalilândia é uma violação do direito internacional e "uma ferramenta para recrutar extremistas".
A Somália, localizada no Chifre de África, entrou em colapso como nação unificada em 1991, com a queda da ditadura de Siad Barre. A comunidade internacional reconheceu o governo federal com sede em Mogadíscio como a única autoridade legítima na Somália, enquanto partes do país no norte e no leste permanecem sob o controle das autoproclamadas e não reconhecidas Somalilândia e Puntlândia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала