- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acadêmico: diplomacia dos EUA 'falhou totalmente' na Ucrânia, Washington deve buscar negociações

© AP Photo / Susan WalshJoe Biden, presidente dos EUA, se reúne com Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, nos bastidores da Cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, 21 de maio de 2023
Joe Biden, presidente dos EUA, se reúne com Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, nos bastidores da Cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Nos siga no
A política dos EUA na Ucrânia fracassou e, em vez de encorajar a adesão do país à OTAN, Washington deve buscar negociações de paz com a Rússia, disse à Sputnik Jeffrey Sachs, economista norte-americano e acadêmico da Universidade de Columbia.
Em Bruxelas, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que a Ucrânia se tornará membro da OTAN, mas não especificou quando. Ele acrescentou que a cúpula da OTAN de 2024 que será realizada em Washington ajudará a construir uma ponte para a Ucrânia se juntar à aliança.

"A declaração do secretário Blinken é outro desastre para a Ucrânia, […] a diplomacia americana fracassou completamente e de fato entrou em colapso", disse Sachs. "O secretário Blinken deveria estar em negociações com seu homólogo, o ministro das Relações Exteriores [da Rússia, Sergei] Lavrov, em vez de reiterar a política externa totalmente fracassada que provocou esta guerra."

Bandeira russa no pináculo do Palácio do Grande Kremlin, Moscou, Rússia, foto publicada em 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Panorama internacional
Kremlin diz que relações Rússia-OTAN foram rebaixadas para o 'confronto direto'
O presidente russo Vladimir Putin havia dito que a expansão da OTAN para incluir a Ucrânia criaria uma ameaça direta à segurança nacional da Rússia e que Moscou considera o status não alinhado da Ucrânia extremamente importante para pôr fim ao conflito de anos.
Por sua vez, o senador norte-americano Mike Lee, reagindo às palavras de Blinken, escreveu na rede social X que "a OTAN pode ter os EUA ou a Ucrânia, mas não ambos".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала