Chefe da AIEA classifica ataques a Zaporozhie como 'violação dos princípios básicos de proteção'
17:16 07.04.2024 (atualizado: 17:27 07.04.2024)
© AP Photo / Matthias SchraderRafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), chega a reunião do Conselho de Governadores da AIEA em Viena, Áustria, 22 de novembro de 2023
© AP Photo / Matthias Schrader
Nos siga no
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi (AIEA), se pronunciou oficialmente sobre os ataques ucranianos à central nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa. "Clara violação dos princípios básicos de proteção", disse ele.
Através de sua conta oficial no X (ex-Twitter) e da AIEA, Grossi confirmou pelo menos três acertos contra as estruturas de contenção do reator seis. "Isso não pode acontecer", disse.
A AIEA afirmou também que os ataques não comprometeram a segurança nuclear, mas "este é um incidente grave com potencial para minar a integridade do sistema de contenção do reator".
"Esta é uma violação clara dos princípios básicos para proteger a maior central nuclear da Europa. Tais ataques imprudentes aumentam significativamente o risco de um acidente nuclear grave e devem cessar imediatamente", afirmou Grossi.
"Como disse diante do Conselho de Segurança da ONU e do Conselho de Governadores da AIEA, ninguém se beneficia ou obtém qualquer vantagem militar ou política a partir de ataques contra instalações nucleares", disse.
Por fim, Grossi apelou às autoridades militares para que "abstenham de qualquer ação que viole os princípios básicos que protegem as instalações nucleares".