- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Sem se posicionar contra Kiev, comissão da ONU diz saber sobre uso de bombas cluster em Belgorod

© Sputnik / Viktor AntonyukRestos de munição cluster (ou de fragmentação) ucraniana perto de Krasny Liman
Restos de munição cluster (ou de fragmentação) ucraniana perto de Krasny Liman - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Nos siga no
O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) foi notificado sobre os relatos do uso de munições cluster (fragmentação) pela Ucrânia contra a região russa de Belgorod, mas até agora não conseguiu "verificar suficientemente" os dados sobre as vítimas civis desde dezembro de 2023, disse um porta-voz à Sputnik.

"O ACNUDH está ciente dos relatos das autoridades russas sobre ataques das Forças Armadas ucranianas que atingiram a cidade e a região de Belgorod e expressou preocupação com as vítimas civis relatadas. Também estamos cientes das alegações do uso de munições cluster no território da Federação da Rússia", disse o porta-voz do ACNUDH, Jeremy Laurence.

O último relatório do ACNUDH divulgado no dia 26 de março inclui informações sobre as vítimas civis resultantes de ataques com bombas de fragmentação de 1º de dezembro de 2023 a fevereiro deste ano, disse o porta-voz, acrescentando que o órgão "ainda não foi capaz de verificar suficientemente esses relatórios em linha com sua metodologia de monitoramento remoto e padrões de verificação".
O escritório de Direitos Humanos da ONU instou todas as partes no conflito a "cessarem o uso de armas explosivas com efeitos de área ampla em territórios povoados" e reiterou que o uso de munições cluster em áreas povoadas "é incompatível com os princípios fundamentais que regem a condução das hostilidades, em particular a proibição de ataques indiscriminados".
"Como os civis permanecem expostos a resíduos explosivos de guerra durante anos, até mesmo décadas, após o uso de tais armas, o ACNUDH apela a todos os Estados, por uma questão de política, a pararem de usar munições cluster", acrescentou o porta-voz.
Granja destruída após o bombardeio das Forças Armadas da Ucrânia na região de Belgorod. Rússia, 18 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Operação militar especial russa
Rússia abate 16 foguetes sobre a região de Belgorod
Em 30 de dezembro, a Ucrânia bombardeou a parte central de Belgorod, matando 25 pessoas, incluindo cinco crianças, e ferindo outras 109. O ataque foi realizado usando foguetes Vampire de fabricação tcheca e mísseis com munições cluster, segundo o Ministério da Defesa russo.
Os países ocidentais têm fornecido ajuda militar à Ucrânia desde o início da operação militar especial russa em fevereiro de 2022. A ajuda evoluiu de munições de artilharia e treino em 2022 para armas mais pesadas, incluindo tanques, sistemas avançados de defesa aérea, mísseis e munições cluster. O Kremlin tem alertado consistentemente contra as contínuas entregas de armas do Ocidente à Ucrânia, dizendo que apenas prolongam o conflito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала