- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: escalada no Oriente Médio pode acelerar envio de ajuda dos EUA para Ucrânia e Israel

© AP Photo / Omar SanadikiEdifício da seção consular da Embaixada do Irã em Damasco depois de ataque aéreo israelense promovido em 1º de abril de 2024, na Síria
Edifício da seção consular da Embaixada do Irã em Damasco depois de ataque aéreo israelense promovido em 1º de abril de 2024, na Síria - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Nos siga no
Após o ataque lançado contra Israel pelo Irã na noite de sábado (13), a Sputnik conversou com o ex-vice-presidente do Grupo da Eurásia e tenente-coronel reformado do Exército dos EUA, Earl Rasmussen, para compreender os possíveis desdobramentos na aprovação do pacote de auxílio militar dos EUA para Tel Aviv e Kiev.
O especialista Earl Rasmussen disse à Sputnik, ainda no sábado, que a mais nova escalada no Oriente Médio provavelmente aceleraria o fornecimento de ajuda dos Estados Unidos de um pacote de assistência conjunto para Israel e Ucrânia.
"O pacote da Ucrânia será concluído. Não tenho certeza do valor real ou dos detalhes. No mínimo, a escalada poderá acelerar um pacote conjunto para apoiar Israel", disse Rasmussen.
Rasmussen destacou que o ataque israelense ao Consulado-Geral do Irã em Damasco provocou uma escalada nas tensões no Oriente Médio. Segundo o especialista, os desenvolvimentos recentes são um ato de guerra contra o Irã.

"Teerã foi colocada em uma posição onde precisava responder", disse ele.

A questão é se Israel aprenderá uma lição ou vai aumentar novamente a temperatura na região com uma ação retaliatória, e se os EUA vão continuar apoiando Israel cegamente, arrastando toda a região para o conflito, acrescentou Rasmussen.
Manifestantes iranianos durante uma reunião anti-Israel em frente à Embaixada do Reino Unido em Teerã, Irã, 14 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Panorama internacional
Irã dá por terminada sua operação de retaliação contra Israel, diz Estado-Maior iraniano
O secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu uma declaração no início do dia, condenando veementemente o ataque do Irã a Israel. Ele pediu a cessação imediata das hostilidades.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, criticou o ataque mortal de Israel ao Consulado-Geral do Irã na Síria durante um telefonema com seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia no sábado (13).
O Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel na noite de sábado, depois de ameaçar retaliar um ataque aéreo mortal ao Consulado-Geral iraniano na Síria, que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) há duas semanas (1º).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала