Aviões coreanos FA-50 comprados pela Polônia não servem para enfrentar a Rússia, diz mídia polonesa

© AP Photo / Ahn Young-joonCaças FA-50 sul-coreanos largam bombas durante exercício conjunto com os EUA no Campo de Treinamento de Fogo Seungjin, Pocheon, Coreia do Sul, perto da fronteira com a Coreia do Norte, 21 de abril de 2017
Caças FA-50 sul-coreanos largam bombas durante exercício conjunto com os EUA no Campo de Treinamento de Fogo Seungjin, Pocheon, Coreia do Sul, perto da fronteira com a Coreia do Norte, 21 de abril de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2024
Nos siga no
A Polônia já tem 12 das 48 aeronaves sul-coreanas adquiridas, mas elas muito provavelmente serão ineficazes contra a maioria dos aviões russos, segundo um académico da Universidade de Varsóvia.
Os caças sul-coreanos FA-50 adquiridos pela Polônia não são adequados para enfrentar a aviação russa, afirma Michal Piekarski, especialista em segurança da Universidade de Varsóvia.
As primeiras 12 das 48 aeronaves já foram entregues à Polônia, estando as restantes planejadas até 2028.

"No momento, temos 12 máquinas na versão de treinamento de combate. Elas são inferiores a qualquer caça usado pela Rússia, até mesmo os modelos mais antigos como o MiG-29 ou o Su-27", disse Piekarski em um artigo de terça-feira (16) no jornal polonês Wyborcza.

Ele explicou que as máquinas entregues à Polônia estão perdendo para as russas, principalmente em termos de armamento.
Boris Pistorius, ministro da Defesa da Alemanha (de sobretudo e óculos), e Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, ministro da Defesa Nacional da Polônia (ao lado de Pistorius), revistam unidade representativa das Forças Armadas da Polônia em instalação do Ministério da Defesa em Helenow, Polônia, em 18 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Panorama internacional
Número de militares dos EUA e da Polônia na fronteira com a Ucrânia será reforçado, diz Varsóvia
"Os veículos russos estão armados com mísseis com alcance de 30 a 50 quilômetros. Nossos FA-50 têm mísseis do antigo tipo AIM-9L, incapazes de atacar aeronaves que estejam a mais de 10 quilômetros de distância", disse o especialista.
Em sua opinião, "somente com o lento avião de ataque russo Su-25 os FA-50 poloneses poderiam ter alguma chance".
"Atualmente, nossos FA-50, sem a cobertura de outras aeronaves, não são capazes de realizar nenhuma missão de combate por conta própria", concluiu.
Piekarski também apontou para um possível problema de manutenção dos aviões coreanos.
"A Polônia é o único país da OTAN que usa FA-50, então haverá um problema até mesmo com a compra de peças de reposição, com toda a logística relacionada a isso", disse ele.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала