- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA desenvolvem secretamente mísseis para tentar desativar instalações nucleares do Irã, diz mídia

© AP Photo / Ebrahim NorooziIraniana coberta passa por muro que retrata o revolucionário aiatolá Ruhollah Khomeini e a bandeira iraniana nacional, pintada na parede da antiga Embaixada dos EUA, em Teerã, no Irã
Iraniana coberta passa por muro que retrata o revolucionário aiatolá Ruhollah Khomeini e a bandeira iraniana nacional, pintada na parede da antiga Embaixada dos EUA, em Teerã, no Irã - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2024
Nos siga no
A Força Aérea dos Estados Unidos secretamente desenvolve mísseis capazes de destruir os sistemas eletrônicos das instalações nucleares do Irã com micro-ondas de alta potência, tornando-as inoperantes, de acordo com a mídia britânica.
Conhecido como Projeto de Míssil Avançado de Alta Potência de Contramedida Eletrônica (CHAMP, na sigla em inglês), os mísseis foram construídos pelo Phantom Works, da Boeing, para o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRL, na sigla em inglês) e foram testados com sucesso pela primeira vez em 2012.
Eles foram implantados — ou seja, instalados em várias localizações ao redor do globo — e se tornaram operacionais em 2019, conforme publicou o Daily Mail.
A ação ocorre em meio a tensões entre Israel e Irã. Tel Aviv lançou ataques em território iraniano em retaliação ao ataque de drones e mísseis de Teerã no início desta semana — este que foi anunciado após uma operação israelense na Embaixada do Irã em Damasco, na Síria.
Bandeira do Irã (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2024
Panorama internacional
Irã ameaça atacar instalações nucleares de Israel em caso de agressão de Tel Aviv
A ofensiva do Estado persa desafiou o aviso do presidente dos EUA, Joe Biden, de que ataques poderiam mergulhar o Oriente Médio em um conflito ainda maior.
O Pentágono, no entanto, não comentou o ataque israelense em território iraniano até o momento. Segundo a Bloomberg, os estadunidenses foram notificados do ataque com antecedência.
Com parceria histórica com Israel, Washington tem demonstrado o reforço dos laços entre os países desde o início do conflito na Faixa de Gaza. Atualmente, diante do ataque no Irã, membros do Pentágono preferiram não se pronunciar.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала