Cientistas chineses divulgam incríveis IMAGENS de alta qualidade de mapas geológicos da Lua
© Foto / Academia de Ciências da ChinaMapa geológico chinês da Lua em uma escala de 1:2,5 milhões

© Foto / Academia de Ciências da China
Nos siga no
O projeto, que remonta a 2012, permitiu criar um atlas que revela as propriedades do relevo físico do satélite natural da Terra.
Astrônomos chineses publicaram no domingo (21) o primeiro atlas geográfico de alta definição da Lua em escala 1:2,5 milhões, relatou o canal chinês CGTN.
© Foto / Academia de Ciências da ChinaMapa chinês que descreve as características tectônicas da Lua

Mapa chinês que descreve as características tectônicas da Lua
© Foto / Academia de Ciências da China
Ouyang Ziyuan, veterano cientista lunar da Academia de Ciências da China, junto com uma equipe de astrônomos, geólogos e cartógrafos chineses, começou a trabalhar na compilação do atlas detalhado em 2012, com a promessa de que o documento forneceria ao programa lunar chinês os dados científicos necessários para a continuação da exploração não tripulada e os planos da China de colocar seres humanos na Lua até 2030.
O atlas, compilado com base em pesquisas coletadas ao longo de missões lunares internacionais e chinesas, incluindo o ambicioso programa de exploração lunar Chang'e da China, inclui uma série de mapas, desde um mapa geológico da superfície lunar até os que mostram a distribuição dos tipos de rochas lunares, um que mostra as placas tectônicas da Lua, e muitos outros.
"O atlas geológico da Lua é de grande importância para estudar a evolução da Lua, selecionar o local para uma futura estação de pesquisa lunar e utilizar os recursos lunares", disse o dr. Ziyuan, veterano cientista lunar da Academia de Ciências da China, sobre o novo recurso.
"Ele também pode nos ajudar a entender melhor a Terra e outros planetas do Sistema Solar, como Marte", acrescentou o acadêmico.
© Foto / Academia de Ciências da ChinaMapa chinês que mostra a distribuição dos tipos de rochas lunares

Mapa chinês que mostra a distribuição dos tipos de rochas lunares
© Foto / Academia de Ciências da China
Além de mapear a Lua, os pesquisadores desenvolveram mais um recurso de escala de tempo geológico lunar que mostra a evolução do satélite da Terra ao longo do tempo.
O exaustivo atlas mapeia cerca de 12.341 crateras de grande impacto, 81 bacias de impacto, 17 tipos de litologias, ou descrições das características físicas das formações rochosas, e 14 tipos de estruturas lunares.
"Nosso mapa pode fornecer uma base geológica macroscópica para melhorar a finalidade e a eficiência da pesquisa de amostras", comentou Liu Jianzhong, pesquisador sênior do Instituto de Geoquímica da Academia de Ciências da China, em referência à próxima missão da sonda não tripulada chinesa Chang'e para a recolha de amostras.