https://noticiabrasil.net.br/20240423/midia-portos-do-mediterraneo-alertam-sobre-superlotacao-de-armazenamento-ante-crise-no-mar-vermelho-34234022.html
Mídia: portos do Mediterrâneo alertam sobre superlotação de armazenamento ante crise no mar Vermelho
Mídia: portos do Mediterrâneo alertam sobre superlotação de armazenamento ante crise no mar Vermelho
Sputnik Brasil
Operadores dizem que os portos estão gravemente congestionados devido às perturbações no mar Vermelho, o que pode vir a afetar toda a cadeia de produção... 23.04.2024, Sputnik Brasil
2024-04-23T07:52-0300
2024-04-23T07:52-0300
2024-04-23T10:17-0300
panorama internacional
oriente médio e áfrica
mar vermelho
mediterrâneo
europa
ásia
barcelona
financial times
houthis
navio cargueiro
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/04/17/34233727_119:0:3760:2048_1920x0_80_0_0_eeb7684d9ce1c8a436ac80c7ffe18697.jpg
De acordo com o Financial Times (FT), os portos de contêineres em todo o Mediterrâneo Ocidental estão quase em sua capacidade máxima, aumentando o risco de incremento significativo nos custos relativo à escassez de componentes especialmente para fabricantes europeus, no mais recente desafio às cadeias de abastecimento da região. Os alertas surgem em consonância com os ataques dos houthis a navios no mar Vermelho — que se direcionam, segundo eles, apenas a embarcações com destino ou de propriedade de Israel, o que levou a um aumento no tráfego em Algeciras e Barcelona, na Espanha, e em Tânger-Med, no Marrocos. A maioria das grandes companhias marítimas de contêineres que operam na rota Ásia-Europa redirecionou o tráfego através do cabo da Boa Esperança, em vez do canal de Suez, na sequência das hostilidades dos houthis apoiados pelo Irã. Mas os desvios forçaram o estabelecimento de novos acordos para as mercadorias que circulam entre a Ásia e os portos de Itália, Grécia e Turquia. Depois de contornarem a África do Sul, muitos navios estão deixando contêineres em portos do lado ocidental do Mediterrâneo, como Algeciras e Tânger. A partir daí, serviços "alimentadores" de curta distância transportam mercadorias para outros terminais do sul da Europa. Segundo a apuração, os problemas surgem à medida que os terminais para o tratamento de automóveis acabados também sofrem graves congestionamentos, em grande parte devido a um aumento no número de veículos exportados da Ásia para a Europa e América do Norte e a um abrandamento nas vendas de veículos. Logo, quando algumas companhias descarregam contêineres nas zonas de transbordo, a movimentação sobe comprometendo a capacidade de armazenamento. Embora Algeciras e Tânger-Med não tenham publicado estatísticas de tráfego neste ano, Barcelona registrou um aumento de 17% no movimento de contêineres em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Muitos operadores de terminais esperam que os problemas continuem enquanto os serviços permanecerem sendo redirecionados uma vez que a capacidade dos portos em Algeciras e Tânger é limitada.
https://noticiabrasil.net.br/20240327/paises-baixos-enviam-fragata-para-integrar-missoes-contra-os-houthis-no-mar-vermelho-33783684.html
mar vermelho
mediterrâneo
ásia
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/04/17/34233727_574:0:3305:2048_1920x0_80_0_0_505c7bfb75527795bc66455fd658ac55.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
oriente médio e áfrica, mar vermelho, mediterrâneo, europa, ásia, barcelona, financial times, houthis, navio cargueiro
oriente médio e áfrica, mar vermelho, mediterrâneo, europa, ásia, barcelona, financial times, houthis, navio cargueiro
Mídia: portos do Mediterrâneo alertam sobre superlotação de armazenamento ante crise no mar Vermelho
07:52 23.04.2024 (atualizado: 10:17 23.04.2024) Operadores dizem que os portos estão gravemente congestionados devido às perturbações no mar Vermelho, o que pode vir a afetar toda a cadeia de produção global.
De
acordo com o Financial Times (FT), os portos de contêineres em todo o Mediterrâneo Ocidental
estão quase em sua capacidade máxima, aumentando o risco de incremento significativo nos custos
relativo à escassez de componentes especialmente para fabricantes europeus, no mais recente desafio às cadeias de abastecimento da região.
Os alertas surgem em consonância com os
ataques dos houthis a navios no mar Vermelho — que
se direcionam, segundo eles, apenas a embarcações com destino ou de propriedade de Israel, o que levou a um aumento no tráfego em Algeciras e Barcelona, na Espanha, e em Tânger-Med, no Marrocos.
A maioria das
grandes companhias marítimas de contêineres que operam na rota Ásia-Europa
redirecionou o tráfego através do cabo da Boa Esperança, em vez do canal de Suez, na sequência das hostilidades dos houthis apoiados pelo Irã. Mas os desvios forçaram o estabelecimento de novos acordos para as mercadorias que circulam entre a Ásia e os portos de Itália, Grécia e Turquia.
Depois de contornarem a África do Sul,
muitos navios estão deixando contêineres em portos do lado ocidental do Mediterrâneo, como Algeciras e Tânger. A partir daí,
serviços "alimentadores" de curta distância transportam mercadorias para outros terminais do sul da Europa.
Segundo a apuração, os problemas surgem à medida que os terminais para o tratamento de automóveis acabados também sofrem graves congestionamentos, em grande parte devido a um
aumento no número de veículos exportados da Ásia para a Europa e América do Norte e a um abrandamento nas vendas de veículos. Logo, quando algumas companhias descarregam contêineres nas
zonas de transbordo, a movimentação sobe comprometendo a capacidade de armazenamento.
Embora Algeciras e Tânger-Med não tenham publicado estatísticas de tráfego neste ano, Barcelona registrou um aumento de 17% no movimento de contêineres em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Muitos operadores de terminais esperam que os
problemas continuem enquanto os serviços permanecerem sendo redirecionados uma vez que a
capacidade dos portos em Algeciras e Tânger é limitada.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).