- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Roscosmos propõe ao Cazaquistão continuar lançamentos de foguetes Proton de Baikonur após 2025

© Sputnik / RoscosmosLançamento do foguete transportador Proton-M com o estágio superior Breeze-M e as espaçonaves Express-AMU3 e Express-AMU7 do complexo de lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
Lançamento do foguete transportador Proton-M com o estágio superior Breeze-M e as espaçonaves Express-AMU3 e Express-AMU7 do complexo de lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2024
Nos siga no
O Centro Estatal de Pesquisa e Produção Espacial Khrunichev e a corporação estatal russa Roscosmos propuseram ao Casaquistão seguir com os lançamentos dos foguetes Proton a partir do cosmódromo de Baikonur após 2025, afirmou o diretor-geral do Centro Khrunichev, Aleksei Varochko, em uma entrevista à Sputnik, nesta terça-feira (23).

"O Centro Khrunichev e a corporação estatal Roscosmos elaboraram propostas e as enviaram aos nossos colegas cazaques. No momento, o processo de encontrar maneiras de implementar esta questão está em andamento, incluindo no âmbito da Comissão Intergovernamental para o Complexo de Baikonur", disse Varochko.

Ele afirmou que dez foguetes Proton-M estão agora em vários graus de prontidão, acrescentando que alguns deles seriam usados para implementar o programa espacial federal da Rússia, outros seriam destinados a lançamentos comerciais.
Pelo menos quatro foguetes Proton devem ser lançados com várias cargas úteis até o final de 2025. O acordo entre a Rússia e o Cazaquistão sobre o cosmódromo termina em 2025, mas pode ser prorrogado.
Cosmonautas da Roscosmos e da NASA partem para missão de quatro meses na Estação Espacial Internacional - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2016
Multimídia
Lançamento da nave espacial Soyuz MS-02 no cosmódromo de Baikonur
O diretor-geral acrescentou que alguns foguetes permaneceram sem uso devido à situação geopolítica e à recusa de alguns clientes potenciais em continuar a utilizar os serviços de lançamento desses foguetes.
"Portanto, o Centro Khrunichev, juntamente com a Roscosmos, está trabalhando em opções de cargas úteis para os veículos de lançamento restantes, tanto nos mercados domésticos quanto estrangeiros", acrescentou Varochko.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала