- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China rejeita declarações de Blinken sobre parceria Pequim-Moscou: 'Hipócrita e irresponsável'

© AFP 2023 / Greg BakerO porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, responde a uma pergunta em um briefing no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, em 26 de abril de 2023
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, responde a uma pergunta em um briefing no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, em 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2024
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da China descreveu como "hipócrita" a posição dos Estados Unidos que fornecem apoio militar à Ucrânia ao mesmo tempo que condenou a cooperação de Pequim com Moscou.
O porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, fez os comentários depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que se encontra em visita à capital chinesa, ter manifestado preocupação sobre a parceria entre China e Rússia.

"Por um lado, os EUA apresentam uma lei de ajuda maciça à Ucrânia e, por outro, criticam injustificadamente as relações normais da China e da Rússia na esfera comercial e econômica: é uma atitude hipócrita e irresponsável", afirmou Wang.

O porta-voz acrescentou que "a crise ucraniana tem a sua origem nas contradições que se acumulam há muito tempo em questões de segurança regional na Europa".
"A única solução correta para este problema é ter em conta as preocupações razoáveis ​​de todas as partes no domínio da segurança e criar uma estrutura equilibrada, eficaz e sustentável de segurança europeia através do diálogo e da negociação", complementou.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na reunião em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, 9 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2024
Panorama internacional
Relação China-EUA: 'Fatores negativos crescem e se acumulam', diz chanceler chinês a Blinken
Ainda sobre a visita de Antony Blinken à China, o secretário se encontrou hoje (26) com o presidente Xi Jinping. Na reunião, Xi alertou o principal diplomata dos EUA que Washington não deveria ter a China como alvo ou se opor a ela.

"A China e os Estados Unidos deveriam ser parceiros e não rivais", disse Xi, acrescentando que os dois lados deveriam "procurar um terreno comum e reservar diferenças, em vez de se envolverem em uma competição feroz", afirmou o presidente, citado pela Bloomberg.

O presidente Joe Biden assinou uma lei que poderia expulsar o TikTok – de propriedade da ByteDance Ltd., com sede na China – dos EUA enquanto Blinken se dirigia à China, dias depois de prometer novas tarifas ao país asiático.
Biden também impôs uma série de restrições comerciais para bloquear o acesso de Pequim a chips avançados, citando preocupações com segurança nacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала