Guarda Costeira da China expulsa navios filipinos com canhões de água em área disputada (VÍDEO)
06:10 30.04.2024 (atualizado: 10:52 30.04.2024)

© AP Photo / Aaron Favila
Nos siga no
Nesta terça-feira (30), a Guarda Costeira da China usou canhões de água contra navios filipinos em bajo de Masinloc, uma zona também chamada de atol de Scarborough – uma área disputada no mar do Sul da China.
"Em 30 de abril, a Guarda Costeira da China expulsou o navio da Guarda Costeira filipina 4410 e a lancha de serviço 3004 da área do atol de Scarborough, em conformidade com a lei", informaram os oficiais chineses em um comunicado publicado em sua conta no Weibo.
NEWS UPDATE: The Philippine Coast Guard reports that two Chinese Coast Guard vessels fired water cannons to PCG vessel BRP Bagacay during a maritime patrol mission in Bajo De Masinloc (Scarborough Shoal) today.
— Tristan Nodalo (@TristanNodalo) April 30, 2024
The PCG adds the pressure from the water cannon damages the railing… pic.twitter.com/oKHnj3QnTJ
As Filipinas e a vizinha China têm estado em desacordo sobre o território marítimo. Manila acusa Pequim de cometer repetidamente atos agressivos dentro da sua zona econômica especial, enquanto a China repreendeu as Filipinas por invadirem o que diz ser o seu território.
A disputa se intensificou quando as Filipinas assumiram compromissos de defesa com os Estados Unidos, incluindo a expansão do acesso às suas bases e uma série de exercícios militares e patrulhas no mar, irritando Pequim.

