Guarda Costeira da China expulsa navios filipinos com canhões de água em área disputada (VÍDEO)
06:10 30.04.2024 (atualizado: 10:52 30.04.2024)
© AP Photo / Aaron FavilaBarco de suprimentos filipino (no centro) manobra em torno de navios da Guarda Costeira chinesa, que tentaram bloquear seu caminho perto do Second Thomas Shoal, durante disputa no mar do Sul da China, em 22 de agosto de 2023
© AP Photo / Aaron Favila
Nos siga no
Nesta terça-feira (30), a Guarda Costeira da China usou canhões de água contra navios filipinos em bajo de Masinloc, uma zona também chamada de atol de Scarborough – uma área disputada no mar do Sul da China.
"Em 30 de abril, a Guarda Costeira da China expulsou o navio da Guarda Costeira filipina 4410 e a lancha de serviço 3004 da área do atol de Scarborough, em conformidade com a lei", informaram os oficiais chineses em um comunicado publicado em sua conta no Weibo.
NEWS UPDATE: The Philippine Coast Guard reports that two Chinese Coast Guard vessels fired water cannons to PCG vessel BRP Bagacay during a maritime patrol mission in Bajo De Masinloc (Scarborough Shoal) today.
— Tristan Nodalo (@TristanNodalo) April 30, 2024
The PCG adds the pressure from the water cannon damages the railing… pic.twitter.com/oKHnj3QnTJ
As Filipinas e a vizinha China têm estado em desacordo sobre o território marítimo. Manila acusa Pequim de cometer repetidamente atos agressivos dentro da sua zona econômica especial, enquanto a China repreendeu as Filipinas por invadirem o que diz ser o seu território.
A disputa se intensificou quando as Filipinas assumiram compromissos de defesa com os Estados Unidos, incluindo a expansão do acesso às suas bases e uma série de exercícios militares e patrulhas no mar, irritando Pequim.