- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Forças russas repelem 9 contra-ataques ucranianos e eliminam até 410 militares e artilharia da OTAN

© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaSistema de defesa antiaérea Buk-M3 em Donbass durante a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, foto publicada em 22 de março de 2022
Sistema de defesa antiaérea Buk-M3 em Donbass durante a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, foto publicada em 22 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2024
Nos siga no
No último dia, o Exército da Rússia atingiu o quartel-general do comando operacional Yug (Sul) das Forças Armadas da Ucrânia, informou nesta quarta-feira (1º) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Foi atingido o quartel-general do comando operacional Yug [Sul] das Forças Armadas da Ucrânia, bem como o contingente e equipamento militar do adversário em 112 áreas", aponta o comunicado da entidade militar.
Relata-se também que as unidades russas do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) repeliram nove contra-ataques ucranianos, o adversário perdeu até 410 soldados, um tanque e uma peça de artilharia autopropulsada Dana 2 de produção tcheca.
Nas últimas 24 horas, meios de defesa antiaérea russos derrubaram 29 drones ucranianos, cinco bombas áreas guiadas Hammer da França e um projétil de sistema de lançamento múltiplo de foguetes Uragan.
Um soldado dos EUA monta em um tanque M1A2 Abrams do Exército dos EUA durante o exercício Combined Resolve 18 na área de treinamento de Hohenfels, sul da Alemanha, em 11 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2024
Panorama internacional
De 'ponto de virada' a 'tanque chacota': EUA ordenam que Abrams seja removido da linha de frente
Na área de três povoados da República Popular de Donetsk (RPD) – Andreevka, Kurdyumovka e Konstantinovka – os militares russos atingiram tropas ucranianas, o adversário perdeu até 400 combatentes, dois obuseiros D-30, duas estações de guerra eletrônica Nota e Anklav, bem como uma estação de radar de luta contrabateria AN/TPQ-50 dos EUA.
Por sua vez, de acordo com o comunicado da entidade militar, o agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) tomou posições mais vantajosas e atingiu o contingente e equipamentos militares do Exército ucraniano na região de Zaporozhie e na RPD, detalha o Ministério da Defesa. O adversário perdeu até 110 militares, duas caminhonetes, um obuseiro FH-70 de produção britânica, uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika e uma estação de guerra eletrônica Bukovel-AD.
No total, desde o início da operação especial, foram destruídos 593 aeronaves militares ucranianas, 270 helicópteros, 23.648 veículos aéreos não tripulados, 509 sistemas de mísseis antiaéreos, 15.891 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.275 veículos de combate de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, 9.230 peças de artilharia de campanha e morteiros, além de 21.413 unidades de veículos militares especiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала