- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Chuvas no RS deixam pelo menos 37 mortos, e prefeitura recomenda evacuação parcial em Porto Alegre

© Concresul/DivulgaçãoEnchente do rio Guaíba deixa bairros inteiros debaixo d'água e provoca caos em Porto Alegre. Rio Grande do Sul, 3 de maio de 2024
Enchente do rio Guaíba deixa bairros inteiros debaixo d'água e provoca caos em Porto Alegre. Rio Grande do Sul, 3 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2024
Nos siga no
Em meio às fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde o início da semana, novo balanço da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (3), aponta que o número de mortes no estado subiu para 37 e outras 74 pessoas ficaram feridas. Ainda há outras 74 desaparecidas.
Mais de 351,6 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, em 235 municípios, e o governo estadual já decretou estado de calamidade pública. Quase 24 mil pessoas precisaram deixar suas casas na região e cerca de 7,9 mil estão alojadas em abrigos públicos. E a expectativa dos órgãos públicos é de ainda mais chuva para o Rio Grande do Sul, que já acumula mais de 400 milímetros nas últimas 72 horas.

"Os danos poderão ser muito maiores do que já se apresentam até o momento. Os níveis dos rios vão subir muito, e o risco de movimento de massa [de solo] e de desmoronamentos é muito grande. Por isso estamos alertando à população: tomem todos os cuidados necessários. Não saiam mais para as estradas, que estão colapsadas. Se estão em áreas seguras, permaneçam. Principalmente [a população] da região do Planalto Alto Uruguai, onde o rio Uruguai vai subir, gerando uma cheia acima da cota de transbordamento", enfatizou à Agência Brasil o tenente-coronel Darci Bugs Júnior, da Defesa Civil estadual.

Na Serra Gaúcha, uma barragem rompeu parcialmente e outras 18 estão em estado de alerta ou atenção por conta dos altos volumes de água. No lago Guaíba, duas pontes estão interditadas e uma outra estrutura também foi fechada para o tráfego de veículos, sobre o rio dos Sinos.
Candidatos fazem prova de concurso em território nacional - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2024
Notícias do Brasil
Governo federal adia Concurso Nacional Unificado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Evacuação em Porto Alegre

A situação também é complicada em Porto Alegre, capital do estado, onde uma segunda comporta do rio Guaíba se rompeu, na Zona Norte da cidade, por conta do alto volume de água. "Aquele não é um dos maiores portões que temos. Ali é uma região plana e pode avançar [avenida] Sertório adentro. Não podemos prever o quanto a água pode avançar", declarou o prefeito Sebastião Melo (MDB) à Agência Brasil.
A prefeitura ainda recomendou a evacuação pelo menos até o próximo domingo (5) do Centro Histórico e do 4° Distrito de Porto Alegre por conta do iminente alagamento da região. Pelo menos 450 pessoas estão desabrigadas na cidade, e a prefeitura também decretou estado de calamidade pública.

"Não posso chegar aqui e dizer 'Garanto que 100% do portão não vai romper'. Não posso fazer isso e nem o engenheiro pode fazer isso. Tenho que trabalhar com todas as possibilidades. Nessas possibilidades, acho que, sim, é razoável pedir para os moradores, especialmente do Centro Histórico e do 4º Distrito, que possam, além de fechar o comércio, não circular. Aqueles que puderem sair, evidentemente, essa é a recomendação", pontuou o prefeito.

O governo federal determinou o envio da Força Nacional para apoiar no resgate de vítimas das chuvas, com cerca de 100 militares, e a Caixa liberou o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores das regiões afetadas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала