- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hamas pronto para aceitar acordo de cessar-fogo com Israel 'em etapas', diz mídia; Israel reage

© AFP 2023 / Mídia AssociadaUma imagem mostra a vista de um bairro devastado em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 2 de maio de 2024
Uma imagem mostra a vista de um bairro devastado em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 2 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2024
Nos siga no
Vários relatórios afirmaram que o Hamas estava preparado para aceitar a última proposta, à luz das garantias dos Estados Unidos de que haverá uma "cessação sustentável" da guerra. Tel Aviv respondeu que a exigência do grupo pelo fim do conflito "frustra" os esforços de trégua.
Uma fonte oficial do Hamas disse à agência Xinhua neste sábado (4) que o movimento concordará com um acordo de cessar-fogo completo com Israel "em etapas".
No entanto, a fonte afirmou que deveria haver garantias internacionais claras de que Israel aderiria ao cessar-fogo e acabaria completamente com o conflito na Faixa de Gaza.
A fonte recusou-se a falar mais detalhes sobre os termos do acordo, salientando que certos pontos precisam ser claramente definidos e discutidos pela delegação do Hamas, que chegou hoje (4) ao Cairo para se encontrar com os mediadores egípcios.
Soldado do Exército israelense atrás de um tanque em movimento enquanto as forças se reúnem em uma posição perto da fronteira com a Faixa de Gaza, no sul de Israel, em 30 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2024
Panorama internacional
Hamas envia delegação ao Cairo para negociar cessar-fogo na Faixa de Gaza, diz comunicado do grupo
Taher Al-Nono, conselheiro de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, afirmou à agência chinesa que a delegação do movimento já havia iniciado discussões na capital egípcia para finalizar o acordo, observando que o grupo palestino está lidando com as propostas de cessar-fogo "com seriedade, responsabilidade e positivamente".

"Qualquer acordo de cessar-fogo deve satisfazer as nossas exigências nacionais, que são uma cessação completa e sustentável da agressão, uma retirada abrangente e completa do Exército israelense da Faixa de Gaza, o regresso dos deslocados às suas casas sem restrições, e uma verdadeira troca de prisioneiros", disse Al-Nono, citado pela mídia.

Mais tarde, em resposta aos relatos, um responsável israelense, falando anonimamente aos meios de comunicação, repetiu o que o premiê Benjamin Netanyahu já havia dito, que "Israel não concordará em circunstância alguma em acabar com a guerra como parte de um acordo para libertar os nossos raptados".

O funcionário acrescentou: "As Forças de Defesa de Israel [FDI] entrarão em Rafah e destruirão os batalhões restantes do Hamas lá – quer haja uma pausa temporária para libertar nossos cativos ou não", disse o responsável, segundo o jornal The Times of Israel.

O mesmo oficial divulgou mais tarde uma segunda declaração no mesmo sentido, dizendo que quaisquer alegações de que Israel tenha concordado em acabar com a guerra "são falsas".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала