- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

A Guiana está sendo preparada contra a Venezuela como a Ucrânia foi contra a Rússia, diz Maduro

© AP Photo / Ariana CubillosNicolás Maduro participa de uma reunião no palácio presidencial Miraflores em Caracas. Venezuela, 20 de fevereiro de 2024
Nicolás Maduro participa de uma reunião no palácio presidencial Miraflores em Caracas. Venezuela, 20 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2024
Nos siga no
Presidente venezuelano diz que a Guiana "se tornou o epicentro da maior ameaça à paz na América do Sul e na Venezuela".
A implantação de bases militares e de inteligência dos EUA na Guiana é uma preparação para um conflito, como foi o caso na Ucrânia.
A declaração foi dada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em um vídeo publicado pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, na rede social X (antigo Twitter) neste domingo (5).

"A Guiana se tornou o epicentro da maior ameaça à paz na América do Sul e na Venezuela. Já existem 12 bases da CIA lá, 14 bases secretas do Comando Sul [...] assim como prepararam a Ucrânia contra a Rússia, estão preparando a Guiana, nos subestimando. Eles não sabem do que somos capazes diante das ameaças", disse Maduro.

Um navio patrulha da classe P677 Cormoran Flamant da Marinha Francesa navega no porto de Calais, norte da França, durante uma operação de resgate que mobiliza recursos franceses e britânicos em 12 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Panorama internacional
Em meio a tensões com Venezuela, Guiana compra navio-patrulha e Caracas reage: 'Estamos vigilantes'
Em abril, como parte de uma delegação internacional, Rodríguez foi a Haia, nos Países Baixos, para apresentar documentos à Corte Internacional de Justiça (CIJ) que confirmariam o que Caracas classifica como "direito inalienável" da Venezuela ao disputado território de Essequibo.
Essequibo é alvo de uma disputa que já dura mais de 100 anos entre a Venezuela e a Guiana, que era uma colônia britânica e hoje faz parte da Comunidade de Nações, organização que integra 53 ex-colônias britânicas.
A região possui vastas reservas de petróleo atualmente exploradas pela multinacional norte-americana ExxonMobil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала