803º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
803º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
Sputnik Brasil
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022... 06.05.2024, Sputnik Brasil
otan, forças armadas, forças armadas da rússia, ataque aéreo, eua, armamentos pesados, conflito ucraniano, veículos blindados, новый онлайн для белой редактуры
otan, forças armadas, forças armadas da rússia, ataque aéreo, eua, armamentos pesados, conflito ucraniano, veículos blindados, новый онлайн для белой редактуры
Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém, após mais de seis meses, ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental. Segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, desde o início da contraofensiva da Ucrânia, Kiev perdeu mais de 125 mil homens e cerca de 16 mil unidades de equipamento.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
EUA descartam ajuste na postura nuclear em resposta a exercícios russos com armas nucleares, diz porta-voz do Departamento de Estado norte-americano
15:25 06.05.2024
Drone das Forças Armadas ucranianas atacou um carro na região de Belgorod, um membro da autodefesa territorial ficou ferido, disse o governador da região, Vyacheslav Gladkov
14:37 06.05.2024
China apoiará conferência de paz reconhecida pela Rússia e pela Ucrânia, diz Xi Jinping
"A história mostra que o conflito não pode ser resolvido exceto através de negociações. Apelamos a todas as partes para que retomem o diálogo. Apoiaremos uma conferência de paz internacional que será reconhecida pela Rússia e pela Ucrânia, que terá lugar em condições de igualdade e discussões possíveis e será equilibrada", disse o presidente chinês
13:38 06.05.2024
Macron diz que França não está querendo travar uma guerra contra Rússia ou contra os russos
13:17 06.05.2024
Ministério das Relações Exteriores da Rússia convoca embaixador francês por declarações bélicas de Paris
13:16 06.05.2024
Moscou acusa aliados da OTAN de arrastar a aliança para um conflito com a Rússia
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta segunda-feira (6) que alguns Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estavam arrastando propositalmente a aliança para um conflito armado direto com a Rússia.
13:14 06.05.2024
UE vai propor proibição a partidos políticos e think tanks de aceitarem financiamento russo, diz mídia
13:05 06.05.2024
Ministério das Relações Exteriores da Rússia alerta que conflito na Ucrânia está à beira de 'ponto sem retorno'
Nesta segunda-feira (6), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou a Kiev e seus doadores ocidentais que o seu comportamento imprudente estava levando o conflito na Ucrânia a um ponto sem retorno.
"O regime de Kiev e os seus patrocinadores ocidentais deveriam perceber que os seus passos imprudentes estão aproximando a situação do ponto em que atingirá 'massa crítica' e explodirá", afirmou o ministério em comunicado.
13:02 06.05.2024
Rússia vai tratar os F-16 na Ucrânia como aeronaves com capacidade nuclear, diz Ministério das Relações Exteriores
Washington vai enviar ajuda à Ucrânia 'até o início do conflito com a China', diz ex-congressista dos EUA
Os Estados Unidos vão continuar a enviar ajuda à Ucrânia até que possa iniciar um conflito com a China, disse o ex-congressista norte-americano Ron Paul nesta segunda-feira (6).
12:22 06.05.2024
Uma pessoa morreu e uma criança foi ferida em ataque em Belgorod, diz governador
12:21 06.05.2024
Porta-voz do Kremlin alerta sobre reação 'urgente' enquanto Ocidente pondera enviar tropas para a Ucrânia
"Essas declarações são inéditas, sem precedentes. Elas exigem uma reação muito responsável, urgente e eficaz da nossa parte", disse o porta-voz o Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista à mídia russa.
12:20 06.05.2024
Itália não vai fornecer armas à Ucrânia para ataques dentro da Rússia, diz ministro das Relações Exteriores
12:16 06.05.2024
França nega enviar soldados da Legião Estrangeira para a Ucrânia, diz Ministério das Relações Exteriores
A França não enviou soldados da Legião Estrangeira para a Ucrânia e considera as reportagens da mídia que afirmam o contrário como uma "campanha de desinformação", disse o Ministério das Relações Exteriores francês nesta segunda-feira (6).
09:55 06.05.2024
Polônia não planeja enviar tropas à Ucrânia e não o fará, diz ministro da Defesa polonês
08:55 06.05.2024
Ucrânia terá de entregar territórios para se manter como país, diz comandante da Força Aérea da Letônia
06:09 06.05.2024
Ministério da Defesa da Bélgica diz que o país enviará à Ucrânia munição para sistemas de defesa antiaérea
05:51 06.05.2024
Kiev não conseguirá iniciar contraofensiva com a ajuda que vai receber em breve, diz ex-tenente-coronel da Estônia
05:50 06.05.2024
UE prefere produzir armas para Kiev na Ucrânia, diz Borrell
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.