- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA chegam 'mais perto' e realizam exercícios com as Filipinas em pequena ilha próxima a Taiwan

© AFP 2023 / Ted AljibeFuzileiros navais dos EUA descem uma duna de areia após um exercício de fogo real contra uma força de "invasão" imaginária como parte dos exercícios militares anuais conjuntos de Balikatan entre os EUA e as Filipinas em Laoag, na costa noroeste da ilha de Luzon, em 6 de maio de 2024
Fuzileiros navais dos EUA descem uma duna de areia após um exercício de fogo real contra uma força de invasão imaginária como parte dos exercícios militares anuais conjuntos de Balikatan entre os EUA e as Filipinas em Laoag, na costa noroeste da ilha de Luzon, em 6 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2024
Nos siga no
Helicópteros Black Hawk desceram na ilha habitada de Itbayat na manhã desta segunda-feira (6), conduzindo um pelotão de fuzileiros navais dos Estados Unidos e das Filipinas para realização de raros exercícios militares na ilha, que é uma das mais próximas de Taiwan.
A ação faz parte dos exercícios Balikatan, que Washington e Manila vêm realizando anualmente há décadas.
No entanto, a inclusão de Itbayat nos exercícios de 2024 destaca o papel que as Filipinas poderiam desempenhar em qualquer conflito potencial sobre Taiwan, relata a agência Bloomberg, que foi convidada a acompanhar o treinamento.
Parte do grupo de ilhas Batanes, Itbayat fica a cerca de 160 quilômetros ao sul do extremo sul de Taiwan. As 7.600 ilhas do país são o local perfeito para basear o tipo de meios antinavio e de inteligência que seriam necessários para combater uma eventual invasão chinesa, sublinha a mídia.
© Ted AljibeFuzileiros navais dos EUA em exercício de fogo real contra uma força de "invasão" imaginária como parte dos exercícios militares anuais conjuntos de Balikatan entre os EUA e as Filipinas em Laoag, na costa noroeste da ilha de Luzon, em 6 de maio de 2024
Fuzileiros navais dos EUA em exercício de fogo real contra uma força de invasão imaginária como parte dos exercícios militares anuais conjuntos de Balikatan entre os EUA e as Filipinas em Laoag, na costa noroeste da ilha de Luzon, em 6 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2024
Fuzileiros navais dos EUA em exercício de fogo real contra uma força de "invasão" imaginária como parte dos exercícios militares anuais conjuntos de Balikatan entre os EUA e as Filipinas em Laoag, na costa noroeste da ilha de Luzon, em 6 de maio de 2024
Os EUA também estão ajudando a construir um armazém para melhorar a infraestrutura e garantir que os residentes se sintam confortáveis ​​com a sua presença recorrente. Espera-se que o governo local assuma o controle das instalações construídas pelo Exército norte-americano assim que estiverem concluídas.

"Estamos aqui como um meio de dissuasão – estamos oferecendo uma capacidade de combate confiável. Vocês são mais fortes juntos do que sozinhos", disse o major Robert Patterson, que comanda as forças que vão para Itbayat.

Os políticos filipinos dizem que o seu país não se envolverá em qualquer conflito futuro sobre Taiwan e insistem que os exercícios de Balikatan sejam realizados apenas para proteger o seu próprio território. Mas mesmo a possibilidade de um envolvimento passivo das Filipinas representaria desafios para Pequim.
"A perspectiva de acesso dos EUA a instalações nas Filipinas é um problema real para a China. É mais fácil esconder forças lá do que nas poucas ilhas japonesas mais próximas de Taiwan, o que representa um grande desafio de inteligência para Pequim", afirmou à mídia Zack Cooper, antigo funcionário do Pentágono e membro sênior do American Enterprise Institute.
A mídia levanta três possibilidades para o uso do território: as instalações militares serem usadas para ajudar os residentes do Sudeste Asiático em Taiwan a evacuarem da ilha; instalações de radares nas ilhas fornecendo informações às tropas dos EUA em um conflito ou facilitar o fluxo de logística; e uma terceira opção: perspectiva de utilização de bases filipinas para a descolagem de aviões de combate dos EUA ou mesmo para ataques de artilharia contra navios chineses.
Navio filipino BRP Jose Rizal (FF150, em primeiro plano) e navio americano USS Gabrielle Giffords (LCS 10, em segundo plano) durante exercício tático entre as Filipinas e os EUA no mar das Filipinas, em 23 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2024
Panorama internacional
Filipinas e EUA iniciam exercícios anuais pela 1ª vez fora das águas territoriais de Manila (FOTOS)
Mesmo com os exercícios e uma notória proximidade entre Washington e Manila, o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., pelo menos publicamente, disse que os EUA não podem usar as bases militares do seu país para "ações ofensivas" contra a China no caso de uma guerra por Taiwan.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала