- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Washington e Seul debatem cooperação espacial militar, apesar de alertas da Coreia do Norte

© AP Photo / Ministério da Defesa da Coreia do Sul / HandoutShin Won-sik, ministro da Defesa da Coreia do Sul (à esquerda), e Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA (à direita), apertam as mãos durante cerimônia de assinatura da 55ª Reunião Consultiva de Segurança (SCM, na sigla em inglês) no Ministério da Defesa, em Seul. Coreia do Sul, 13 de novembro de 2023
Shin Won-sik, ministro da Defesa da Coreia do Sul (à esquerda), e Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA (à direita), apertam as mãos durante cerimônia de assinatura da 55ª Reunião Consultiva de Segurança (SCM, na sigla em inglês) no Ministério da Defesa, em Seul. Coreia do Sul, 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão planejando uma parceria no setor espacial militar, de acordo com o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.
O tema foi discutido em uma reunião entre o general Kim Myung-soo, chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, e Bradley Chance Saltzman, chefe do Estado-Maior das Forças Espaciais dos Estados Unidos.
"[Ambos] discutiram as formas de fortalecer o sistema e as capacidades para que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizem operações espaciais conjuntas que permitam combater as ameaças espaciais que estão mudando rapidamente", destaca o comunicado divulgado nesta terça-feira (7).
De acordo com o documento, os países planejam atingir esse objetivo por meio do fortalecimento da cooperação na capacitação de pessoal especializado, no desenvolvimento de um sistema de operações espaciais conjuntas e na ampliação dos exercícios conjuntos.
Seul e Washington realizaram exercícios espaciais conjuntos no final de abril para repelir ataques de Pyongyang contra o sistema de posicionamento global americano (GPS).
Uma tela de TV mostra uma imagem de arquivo do lançamento de míssil da Coreia do Norte durante um programa de notícias na estação ferroviária de Seul em Seul. Coreia do Sul, 28 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2024
Panorama internacional
Coreia do Norte dispara mísseis em meio a visita de Blinken a Seul
Durante as manobras, o esquadrão de operações espaciais da Força Aérea da Coreia do Sul e a Força Espacial dos EUA formaram pela primeira vez uma equipe única. O exercício utilizou dados coletados por satélites militares dos Estados Unidos.
A Coreia do Sul lançou, em dezembro passado, seu primeiro satélite de reconhecimento militar, um segundo em abril, e planeja colocar em órbita outros três até 2025, a fim de melhorar a vigilância de seu vizinho do norte, que, por sua vez, lançou seu primeiro satélite de reconhecimento militar em novembro e planeja colocar em órbita outros três dispositivos em 2024.
Em novembro passado, Pyongyang anunciou que o satélite militar tirou fotos da Casa Branca, do Pentágono e de uma importante base naval dos Estados Unidos, de acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, viu as imagens após ter recebido um relatório do Centro de Controle Geral da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial, segundo o meio de comunicação.
O satélite espião também fez registros da base naval de Norfolk, do estaleiro de Newport News e de um aeródromo na Virgínia, relatou a KCNA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала