- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comércio entre Pequim e Moscou não deve ser perturbado, diz MRE da China em resposta aos EUA

© Foto / Twitter / ReproduçãoLin Jian, porta-voz da chancelaria chinesa
Lin Jian, porta-voz da chancelaria chinesa - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2024
Nos siga no
Após os Estados Unidos adicionaram 37 empresas chinesas a uma lista de restrições comerciais, Pequim, através de seu Ministério das Relações Exteriores, disse se opor firmemente contra o abuso de ferramentas de controle de exportação norte-americano.
Algumas dessas entidades foram adicionadas à lista por fabricar drones para serem usados ​​pelos militares chineses e outras para enviar "itens controlados" para a Rússia.

"A China e a Rússia têm o direito de levar a cabo uma cooperação econômica e comercial normal, e tal cooperação não deve ser perturbada", disse o porta-voz Lin Jian em uma conferência de imprensa regular nesta sexta-feira (10), segundo a Reuters.

Lin afirmou que Washington continua a politizar questões econômicas e comerciais e a aumentar ainda mais as tarifas, abusando do chamado processo de revisão tarifária 301, o qual "está acrescentando insulto à injúria".

"Pedimos ao lado dos EUA que cumpra efetivamente as regras [da Organização Mundial do Comércio] e cancele todas as tarifas internas sobre a China, para não mencionar que não aumente as tarifas. A China tomará todas as medidas necessárias para defender os seus direitos e interesses", acrescentou o porta-voz.

Na quarta-feira (8), o Departamento do Comércio dos EUA confirmou ao Financial Times ter cancelado novas licenças de exportação que permitiam a Intel e a Qualcomm de fornecer chips à chinesa Huawei.
O presidente chinês Xi Jinping (topo L) chega ao Monumento aos Heróis do Povo durante uma cerimônia de colocação de coroas de flores em homenagem aos heróis nacionais falecidos no Dia dos Mártires na Praça Tiananmen, em Pequim, em 30 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2024
Panorama internacional
China define novas sanções dos EUA por comércio com Rússia como 'ilegais' e diz que 'tomará medidas'
A decisão afeta o fornecimento de chips utilizados pela Huawei em notebooks e celulares. A ação vem na esteira de várias outras, efetuadas nos últimos meses, para barrar o acesso chinês ao setor de semicondutores.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала