- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Número de mortos no Rio Grande do Sul chega a 126; volta a chover no estado

© Ricardo Stuckert / PRSobrevoo mostra inundações causadas pelas fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Canoas, 5 de maio de 2024
Sobrevoo mostra inundações causadas pelas fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Canoas, 5 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2024
Nos siga no
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril já deixaram pelo menos 126 mortos e 756 feridos, de acordo com a Defesa Civil. Há ainda 141 pessoas desaparecidas no estado.
Mais de 340 mil pessoas estão desalojadas. Desse total, 71,4 mil estão em abrigos. Ainda segundo a Defesa Civil, quase 90% dos municípios gaúchos foram atingidos por alagamentos.
Até o momento, 441 cidades de um total de 497 foram atingidas pelas consequências do evento climático extremo, que afetou quase 2 milhões de pessoas. As forças de segurança, com auxílio de voluntários, conseguiram resgatar 71 mil pessoas e 10 mil animais.
Enchente do rio Guaíba deixa bairros inteiros debaixo d'água e provoca caos em Porto Alegre. Rio Grande do Sul, 3 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2024
Notícias do Brasil
Chuvas no Rio Grande do Sul: número de desabrigados dobra em 24 horas

Previsão de mais chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no estado até domingo (12). O nível do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, pode voltar para o nível de "5 metros ou acima", disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em entrevista à emissora de TV CNN Brasil nesta noite.

"Se chover 50 milímetros nestas próximas 24 horas, como está previsto, já é suficiente para criar uma série de transtornos com deslizamento de encostas", disse ele à emissora. "Toda a vegetação que as protegia, com esse primeiro momento [de chuva], caiu tudo. Elas estão saturadas", acrescentou.

Na próxima semana está previsto que o governo faça o anúncio de medidas voltadas especificamente ao estado e aos municípios gaúchos, entre elas medidas voltadas à dívida pública com a União, que está na casa dos R$ 90 bilhões.
O Executivo federal anunciou o envio de R$ 50 bilhões ao estado. A medida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "garante crédito subsidiado e aportes do governo federal para apoio às vítimas das enchentes e reconstrução do estado", pontuou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Nesta primeira fase, o governo federal vai priorizar o socorro a famílias, empresas e produtores rurais, e a estruturação emergencial de obras prioritárias.
Cerca de 20 mil integrantes das Forças Armadas atuam na operação Taquari II, como foi batizado o esforço de resgate e contenção dos efeitos das enchentes no estado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала