- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Por que a Ucrânia quer vender ativos a investidores estrangeiros?

© AP Photo / Evgeniy MaloletkaHospital de Mariupol
Hospital de Mariupol  - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2024
Nos siga no
Kiev convidou a Polônia para participar de privatização massiva dos seus ativos, que deverá começar no próximo verão do hemisfério Norte.
O convite feito pelo governo ucraniano à Polônia para adquirir instalações industriais na Ucrânia pode ser interpretado como um sinal de que os responsáveis ​​do regime de Kiev estão considerando uma estratégia de saída, disse Vladimir Olenchenko, investigador sênior do Centro de Estudos Europeus no Instituto Mundial de Economia e Relações Internacionais da Academia Russa de Ciências.
Olenchenko também especulou que a Ucrânia poderá, em primeiro lugar, procurar colocar ativos na Ucrânia Ocidental, relativamente perto da fronteira com a Polônia, para privatização.
"Isso pode levar à suposição de que, se a privatização se concretizar e alguns grandes ativos se tornarem polacos, então os novos proprietários polacos receberiam um pretexto oficial para apresentar uma petição às autoridades polacas [para enviar tropas para a Ucrânia]", disse ele.
O contexto geral desta privatização é "o provável colapso das Forças Armadas ucranianas", argumentou Rodney Shakespeare, professor visitante de economia na Universidade Trisakti em Jacarta, Indonésia, e cofundador do Movimento pela Justiça Global.
O provável colapso da Ucrânia pode resultar na Rússia "libertando regiões no leste e em todo o sul até a Transnístria", afirmou ele, sugerindo que Moscou poderia "concordar que a Polônia tenha uma grande parte da Ucrânia ocidental em troca de um tratado de segurança regional sem a adesão à OTAN para a Polônia alargada".
"A Ucrânia entrará em breve em completo colapso – militar, político, econômico e social. Os dois governos estão tentando salvar algo de uma situação desastrosa", constatou.
Entretanto, "a classe política da Ucrânia pensa que vender os ativos de uma nação a empresas estrangeiras é uma boa ideia (embora, na realidade, seja desastrosa), mas na situação atual, é uma forma de fortalecer os laços entre a Polônia e [a parte traseira da] Ucrânia", acrescentou Shakespeare.
Bandeiras da OTAN e da Ucrânia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2024
Panorama internacional
'Não há planos para enviar tropas à Ucrânia', diz vice-secretário-geral da OTAN
O analista político Dmitry Zhuravlev, no entanto, pareceu cético quanto ao sucesso do esforço de Kiev, observando que quaisquer lucros que possam ser obtidos com a propriedade destes ativos ucranianos são insignificantes em comparação com os riscos envolvidos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала